Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosito, Jumaida Maria
dc.creatorWallauer, Deise da Silva Mesquita
dc.date.accessioned2019-06-28T15:02:17Z
dc.date.available2019-06-28T15:02:17Z
dc.date.issued2011-11-25
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17201
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis paper reports a survey made among students in the teachers training course and early years of elementary school of four state schools in the town of Cachoeira do Sul (RS). The aim was to investigate the view of the students on the environment, comparing the two levels of education. Students were asked to represent, through drawings, their conception of what the environment is. The drawings were analyzed and divided into categories which represented the images related to the environment that that were recurring (man, animals, plants etc.). By observing the work can be verified that, for most of elementary school students, the environment is a synonymous of green, harmony and balance, there were few representations of aggression to the environment. In the Teachers training course, the observation of the studies demonstrates that students seem to possess a greater awareness of the impacts already suffered by the planet. Considering these results, it would be interesting to rethink the environmental practice in schools. Respecting sensitivities, but without hiding facts and perspectives, giving visibility to the problems, perhaps the children are, increasingly, changing agents and co-responsible for the process of healing the planet.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectConcepções espontâneaspor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectSpontaneous conceptionseng
dc.titleVisão sobre meio ambiente entre alunos de escolas da rede pública no município de Cachoeira do Sul (RS, Brasil)por
dc.title.alternativeVision on the environment among students of public schools network in Cachoeira do Sul (RS, Brazil)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho relata uma pesquisa realizada entre alunos do curso normal e de anos iniciais, de quatro escolas estaduais do município de Cachoeira do Sul (RS). O objetivo foi investigar a visão através da análise de desenhos dos alunos sobre meio ambiente, comparando os dois níveis de ensino. Solicitou-se aos alunos que representassem, por meio de desenho, sua concepção do que é meio ambiente. Os trabalhos foram analisados e divididos em categorias que representavam as imagens ligadas ao ambiente que eram recorrentes (homem, animais, plantas entre outras). Pela observação dos trabalhos verificou-se que, para grande parte dos discentes do ensino fundamental, meio ambiente é sinônimo de verde, de harmonia e equilíbrio; foram poucas as representações de agressões ao ambiente. Já no curso normal, a observação dos trabalhos demonstra que os alunos parecem possuir uma maior consciência dos danos e impactos já sofridos pelo planeta. Considerando os resultados obtidos, seria interessante repensar a prática ambiental nas escolas. Respeitando sensibilidades, mas sem esconder fatos e perspectivas, dando visibilidade aos problemas, talvez as crianças sejam, cada vez mais, agentes transformadores e co-responsáveis pelo processo de cura do planeta.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto