dc.contributor.advisor | Rosito, Jumaida Maria | |
dc.creator | Wallauer, Deise da Silva Mesquita | |
dc.date.accessioned | 2019-06-28T15:02:17Z | |
dc.date.available | 2019-06-28T15:02:17Z | |
dc.date.issued | 2011-11-25 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17201 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This paper reports a survey made among students in the teachers training course
and early years of elementary school of four state schools in the town of Cachoeira
do Sul (RS). The aim was to investigate the view of the students on the environment,
comparing the two levels of education. Students were asked to represent, through
drawings, their conception of what the environment is. The drawings were analyzed
and divided into categories which represented the images related to the environment
that that were recurring (man, animals, plants etc.). By observing the work can be
verified that, for most of elementary school students, the environment is a
synonymous of green, harmony and balance, there were few representations of
aggression to the environment. In the Teachers training course, the observation of
the studies demonstrates that students seem to possess a greater awareness of the
impacts already suffered by the planet. Considering these results, it would be
interesting to rethink the environmental practice in schools. Respecting sensitivities,
but without hiding facts and perspectives, giving visibility to the problems, perhaps
the children are, increasingly, changing agents and co-responsible for the process of healing the planet. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.subject | Concepções espontâneas | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Environment | eng |
dc.subject | Spontaneous conceptions | eng |
dc.title | Visão sobre meio ambiente entre alunos de escolas da rede pública no município de Cachoeira do Sul (RS, Brasil) | por |
dc.title.alternative | Vision on the environment among students of public schools network in Cachoeira do Sul (RS, Brazil) | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho relata uma pesquisa realizada entre alunos do curso normal e de anos
iniciais, de quatro escolas estaduais do município de Cachoeira do Sul (RS). O
objetivo foi investigar a visão através da análise de desenhos dos alunos sobre meio
ambiente, comparando os dois níveis de ensino. Solicitou-se aos alunos que
representassem, por meio de desenho, sua concepção do que é meio ambiente. Os
trabalhos foram analisados e divididos em categorias que representavam as
imagens ligadas ao ambiente que eram recorrentes (homem, animais, plantas entre
outras). Pela observação dos trabalhos verificou-se que, para grande parte dos
discentes do ensino fundamental, meio ambiente é sinônimo de verde, de harmonia
e equilíbrio; foram poucas as representações de agressões ao ambiente. Já no
curso normal, a observação dos trabalhos demonstra que os alunos parecem
possuir uma maior consciência dos danos e impactos já sofridos pelo planeta.
Considerando os resultados obtidos, seria interessante repensar a prática ambiental
nas escolas. Respeitando sensibilidades, mas sem esconder fatos e perspectivas,
dando visibilidade aos problemas, talvez as crianças sejam, cada vez mais, agentes
transformadores e co-responsáveis pelo processo de cura do planeta. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |