Sequência de atividades didáticas para o ensino de geometria e desenho geométrico em um ambiente de geometria dinâmica e álgebra
Resumo
Neste trabalho apresentamos os resultados de uma Pesquisa de Design Educacional (PDE) numa proposta de resolver dificuldades no ensino de conceitos geométricos por meio de um software que implementa um Ambiente de Geometria Dinâmica e Álgebra (AGDA). Esse tipo de recurso computacional dado, por exemplo, pelo software Geogebra, é uma ferramenta facilitadora da aprendizagem pois permite a manipulação dinâmica de representações geométricas. Além disso, sabe-se que o domínio de um AGDA é importante, pois este é uma ferramenta poderosa e altamente intuitiva que pode ser usada pelo estudante por toda a sua vida acadêmica para resolver problemas que vão além da Geometria e do Desenho Geométrico. Especificamente, o software Geogebra também é uma ferramenta de produção e análise de gráficos, funções, cálculos numéricos e simbólicos. Por isso, as Atividades Didáticas (AD) desenvolvidas neste presente trabalho buscam também o desenvolvimento de competências no software Geogebra. Entendemos que o desenvolvimento de competências em uma ferramenta só é possível com seu uso regular e sistemático, elaboramos uma sequência de AD composta por 34 atividades, sendo destas, 16 para o 8º ano e 18 para o 9º ano do Ensino Fundamental, que devem ser aplicadas em sincronia com o conteúdo programático da disciplina Geometria e Desenho Geométrico. As AD e seus procedimentos subjacentes foram aplicados em quatro turmas do 8º ano e quatro turmas do 9º ano do Ensino Fundamental ao longo de cada ano letivo, nos anos de 2014 (com o projeto piloto), 2015 e 2016 em uma instituição pública federal de ensino básico, no Rio Grande do Sul, totalizando assim, a participação de aproximadamente 624 alunos ao longo dos três anos. Todos os dados analisados neste trabalho se reportam a aplicação no ano de 2015 a 186 estudantes. Os resultados desta aplicação comprovam que é possível e viável a utilização de AD realizadas no software Geogebra nos anos finais do Ensino Fundamental, (1) contemplando os objetos do conhecimento em caráter regular ao ensino por um período longo e contínuo, articulando o cronograma curricular de Geometria e Desenho Geométrico durante todo ano letivo e em anos sucessivos, sem o prejuízo do conteúdo programático, (2) criando AD contextualizadas que facilitam a aprendizagem de conceitos geométricos através da construção, visualização e manipulação de objetos matemáticos, que permanecem na escola para ser utilizada a qualquer momento e por outros professores, (3) promovendo o desenvolvimento de competências ligadas a utilização dos recursos tecnológicos desde a Educação Básica, competência esta amplamente cobrada na sua vida. Além de motivar os alunos para o estudo dos tópicos das disciplinas.
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