Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOesterreich, Frankiele
dc.creatorWillers, Mario Jose
dc.date.accessioned2019-07-01T14:49:23Z
dc.date.available2019-07-01T14:49:23Z
dc.date.issued2011-02-01
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17232
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis article analyses the relation school-community in the constitution of citizenship from an experience in a community Radio Station located in the neighborhood of Pindorama in the city Três Passos / RS. The State School of Basic Education Goncalves Dias won a place in the Passos FM Community Radio, with a weekly program of ten minutes. The program was developed by pupils from 5th to 8th grade in the History class. With this experience, we attempted to discuss the possibility of a new channel of communication between school and community, through the radio, trying to understand the importance of schools in promoting citizenship and analyzing the historical significance of integrating school, community and community radio. The experience shows that the self-esteem of the community has improved and that students build expertise in the History discipline, developing skills like capability for reflection synthesis and oral expression, spreading via radio, their learning, using a new channel of communication of which they were only listeners previously. For school and community, the experience promoted integration, using the space on the media to publicize their work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRádio comunitáriapor
dc.subjectIntegração escola X comunidadeeng
dc.subjectInformaçãopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectCommunity radioeng
dc.subjectSchool integration versus communityeng
dc.subjectInformationeng
dc.subjectCommunicationeng
dc.titleIntegração entre a escola Gonçalves Dias e a comunidade através da rádio comunitária Passos FM de Três Passos/ RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo busca analisar a relação escola-comunidade na constituição da cidadania a partir de uma experiência em uma rádio comunitária localizada no Bairro Pindorama da cidade de Três Passos/RS. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Gonçalves Dias ganhou um espaço na Rádio Comunitária Passos FM, com um programa semanal, com 10 minutos de duração, programa este, elaborado por alunos de 5ª a 8ª séries nas aulas de história. Com esta experiência, buscou-se refletir sobre a possibilidade de um novo canal de comunicação entre escola e comunidade, através da rádio, buscando compreender a importância da escola na promoção da cidadania e, analisando o significado histórico da integração escola, comunidade e rádio comunitária. A experiência comprova que a auto-estima da comunidade melhorou, os alunos, além de construírem conhecimentos específicos da disciplina de História, desenvolveram habilidades como a capacidade de reflexão, de síntese e de expressão oral, divulgando via rádio, suas aprendizagens, utilizando-se de um canal de comunicação do qual antes, eram apenas ouvintes. Para a escola e a comunidade, a experiência aprofundou a integração, aproveitando o espaço na mídia para divulgar o trabalho realizado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto