A influência dos espaços educativos na formação do sujeito com deficiência
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Data
2007-12-01Autor
Ferreira, Elidiane Naziazeno
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Para a concretização deste trabalho partimos do pressuposto de que a família possui papel determinante na construção das primeiras concepções de mundo do indivíduo, e de que o sistema educacional precisa dar continuidade no processo de constituição desse sujeito como ser atuante na sociedade em que está inserido. Assim, propomos a presente pesquisa, através da qual procuramos analisar as influências dos espaços educativos na formação do sujeito com deficiência. Para a coleta dos dados que foram discutidos e que constituem a presente pesquisa realizamos entrevistas semi-estruturadas com um sujeito que possui Síndrome de Down, além da analise do diário pessoal do sujeito da pesquisa. Ao final do estudo podemos perceber que a promoção de diversas vivências em ambientes diferentes colaborou significativamente para a formação do aluno, não só no processo educacional, mas na sua formação como sujeito. Sabemos que a pessoa com deficiência está amparada por lei no que diz respeito a inclusão escolar e social, mas sabemos também que existem falhas significativas no sistema educacional do nosso país, falhas na estrutura que é ofertada; falhas na formação dos profissionais; falhas na conscientização da sociedade em geral. O sistema educacional e nós, educadores, como parte integrante do sistema, ainda temos muito a promover afim da efetivação da inclusão escolar, e não evemos permanecer enraizados em um discurso antigo, com argumentos que nos desqualificam para esta realização, procurando desculpas que nos imobilizam diante do atual contexto educacional do país.