Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMenezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.creatorFerreira, Elidiane Naziazeno
dc.date.accessioned2016-06-15T14:46:13Z
dc.date.available2016-06-15T14:46:13Z
dc.date.issued2007-12-01
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1724
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007.por
dc.description.abstractFor the accomplishment of this work, we started from the purpose in which the family has a determinative role in the first conceptions of individual´s construction, and the educational system needs to get going in the process of constitution of this subject as an active being in which society he is inserted. Therefore we proposed this research through wich we look to analyse the influences of the educative spaces in the development of the subject with deficiency. For the data gathering that were discussed and constitute the present research, we achieved semi-structurate interviews with an individual who has Down´s syndrome, besides of the personal diary analysis of the research subject. At the end of this study we are able to realize that the promotion of several experiences of life in different environments worked together meaningfully for the development of the student, not as in the educational process as in his development as a human being. We know the person with deficiency is supported by the law regarding eduactional and social inclusion, but we also know that there are meaningful failures in our country´s educational system, failures in the structure in which it is presented, failures in the professional formation, failures of the society in general in the act of acquiring knowledge about it. The educational system and us, teachers, as a system´s integrant part, we still have a lot to promote the interest related to the effectiveness of the school inclusion, and we must not remain to establish oneself in na old speech, with arguments which disqualify us for this accomplishment, looking for excuses which immobilize us in face of the country´s present educational context.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInfluênciapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectFormaçãopor
dc.titleA influência dos espaços educativos na formação do sujeito com deficiênciapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial, EaDpor
dc.description.resumoPara a concretização deste trabalho partimos do pressuposto de que a família possui papel determinante na construção das primeiras concepções de mundo do indivíduo, e de que o sistema educacional precisa dar continuidade no processo de constituição desse sujeito como ser atuante na sociedade em que está inserido. Assim, propomos a presente pesquisa, através da qual procuramos analisar as influências dos espaços educativos na formação do sujeito com deficiência. Para a coleta dos dados que foram discutidos e que constituem a presente pesquisa realizamos entrevistas semi-estruturadas com um sujeito que possui Síndrome de Down, além da analise do diário pessoal do sujeito da pesquisa. Ao final do estudo podemos perceber que a promoção de diversas vivências em ambientes diferentes colaborou significativamente para a formação do aluno, não só no processo educacional, mas na sua formação como sujeito. Sabemos que a pessoa com deficiência está amparada por lei no que diz respeito a inclusão escolar e social, mas sabemos também que existem falhas significativas no sistema educacional do nosso país, falhas na estrutura que é ofertada; falhas na formação dos profissionais; falhas na conscientização da sociedade em geral. O sistema educacional e nós, educadores, como parte integrante do sistema, ainda temos muito a promover afim da efetivação da inclusão escolar, e não evemos permanecer enraizados em um discurso antigo, com argumentos que nos desqualificam para esta realização, procurando desculpas que nos imobilizam diante do atual contexto educacional do país.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Especial - EaD [20]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Especial- EaD

Mostrar registro simples