dc.contributor.advisor | Vieira, Sylvio Andre Garcia | |
dc.creator | Silva, Maria Isabel Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2019-07-02T14:29:02Z | |
dc.date.available | 2019-07-02T14:29:02Z | |
dc.date.issued | 2019-03-09 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17252 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | It is notorious al technological advances that have been occupying space in the educational field, however, equipping schools with new media and computer labs, for example, are not enough, it is necessary to promote practices aimed at its applicability in a way and beyond the classroom, a process that begins with the adequate pedagogical training of the teaching staff. This work aims to research among the teachers working in the initial years of the municipal school network of Palmeira das Missões, which technological resources are inserted in school planning. Evaluating its importance in the teaching-learning process and its frequency of use. The research revealed that, although teachers perceive the relevance of the use of new technologies in the classroom, little has been invested in the training of these teachers so that the implementation of this practice is effective and of quality. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação pedagógica | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Sala de aula | por |
dc.subject | Pedagogical training | eng |
dc.subject | Technology | eng |
dc.subject | Classroom | eng |
dc.title | O uso das TIC’s no aperfeiçoamento da prática pedagógica | por |
dc.title.alternative | The use of TIC’s in the improvement of pedagogical practice | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | É notório todo avanço tecnológico que vem ocupando espaço no âmbito educacional, no entanto, equipar as escolas com as novas mídias e laboratórios de informática, por exemplo, não são o suficiente, faz-se necessário a promoção de práticas que visem sua aplicabilidade de maneira significativa e para além da sala de aula, processo que se inicia com a formação pedagógica adequada do corpo docente. Este trabalho tem por objetivo pesquisar entre os professores atuantes nos anos iniciais da rede municipal de ensino de Palmeira das Missões, quais recursos tecnológicos estão inseridos no planejamento escolar. Avaliando sua importância no processo ensino- aprendizagem e sua frequência de uso. A pesquisa realizada revelou que, apesar dos professores perceberem a relevância do uso das novas tecnologias em sala de aula, pouco se tem investido na formação desses professores para que a implementação dessa prática seja efetiva e de qualidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |