Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCordenonsi, Andre Zanki
dc.creatorTeixeira, Bárbara Diniz Oliveira Rossi
dc.date.accessioned2019-07-02T14:56:01Z
dc.date.available2019-07-02T14:56:01Z
dc.date.issued2019-03-12
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17255
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2019.por
dc.description.abstractThis work aimed to understand how information and communication technologies in school environments are used in pedagogical activities in early childhood education. Therefore, the investigative processes, permeated by the specific objectives in this research, are based on: identifying the pedagogical practices developed with children of four and five years through the teachers' daily plans; analyze proposals that involve daily practices of the use of TICs; reflect on technological mediation; and to discuss the importance of the constant training of teachers in the use of TICs. This research is configured as a case study with a qualitative approach. The documentary research analyzed the daily records of three nursery teachers from a private institution in the municipality of Santa Maria, RS. For data collection, the analysis of the lesson plans produced by the three pre-school teachers was used. In this sense, the documentary analysis contributed with this work, since these records are part of the school archives, which were accessed for the accomplishment of the analysis that this research proposes. The data corroborate the importance of the teacher's practice as a subject of his action, in his work reflect on his practice in a way that it assumes meaning both for learners and educator, as well as the importance of the insertion and use of technologies in the school environment , computer labs, teacher practice with the use of TICs, acting and training. It was found that the use of TICs in pedagogical activities are done through projects that may privilege their students in the construction of knowledge mediated by the insertion of technologies and according to the needs of the students of that respective school and using the ludic activities it is possible to develop perceptive abilities, reasoning, motor skills, creativity, stimulation and socializing as well as socialization.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectTrainingeng
dc.subjectMediationeng
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação e sua utilização na educação infantil: um estudo de caso da prática pedagógica em uma escola particular de Santa Mariapor
dc.title.alternativeInformation and communication technologies and their use in child education: a case study of practice in a particular school of Santa Mariaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho objetivou compreender como as tecnologias de informação e comunicação nos ambientes escolares são utilizadas em atividades pedagógicas na educação infantil. Para tanto, os processos investigativos, permeados pelos objetivos específicos nesta pesquisa, estão pautados em: identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças de quatro e 5 anos por meio dos planos diários das professoras; analisar propostas que envolvam práticas cotidianas do uso das TICs; refletir sobre a mediação tecnológica; e discutir a importância da constante formação de professores no uso das TICs Essa pesquisa se configura como estudo de caso de abordagem qualitativa. A pesquisa documental analisou os registros diários de três professoras da Educação Infantil de uma instituição particular do município de Santa Maria, RS. Para a coleta de dados foi utilizada a análise dos planos de aula produzidos pelas três professoras da educação infantil. Nesse sentido a análise documental contribuiu com esse trabalho, pois esses registros fazem parte dos arquivos da escola, os quais teve- se acesso para a realização da análise que essa pesquisa propõe. Os dados corroboram sobre a importância da prática do professor que como sujeito de sua ação, em sua atuação reflita sobre sua prática de maneira que essa assuma significado tanto para educandos como educador, bem como, a importância da inserção e utilização das tecnologias no ambiente escolar, os laboratórios de informática, a prática do professor com o uso das TICS, a atuação e formação. Constatou-se que a utilização das TICs nas atividades pedagógicas são feitas por meio de projetos que possam privilegiar seus alunos na construção do conhecimento mediado pela inserção das tecnologias e de acordo com a necessidade dos alunos dessa respectiva escola e utilizando as atividades lúdicas é possível desenvolver habilidades perceptíveis, raciocínio, motricidade, criatividade, estímulo e convívio bem como a socialização.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto