Surdez: dificuldades de interação no ambiente escolar inclusivo
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Data
2007-12-01Autor
Fonte, Lucia Andréa Calvete de Oliveira
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O presente artigo monográfico, intitulado Surdez: Dificuldades de interação no ambiente escolar inclusivo, teve como objetivo investigar a experiência de inclusão de um aluno surdo no sistema regular da Educação Infantil na cidade de Santana do Livramento, Rio Grande do Sul RS. Com este trabalho, buscou-se questionar as formas interativas e metodológicas utilizadas pelos professores da classe regular, pelo educador da sala de recursos e pelos familiares do sujeito surdo. Cabe salientar que, no contexto investigado,aluno, professor e familiares desconhecem a Língua de Sinais, forma usada para a comunicação entre as pessoas surdas. Os resultados deste estudo indicam as dificuldades de interação entre professores/aluno e aluno/família em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem significativa do aluno surdo incluído. Pretende-se, com este estudo, contribuir para a reflexão acerca da possibilidade de prover efetivamente a inclusão de alunos surdos no ensino regular, apontando a importância e a necessidade da interação por meio da Língua de Sinais e da presença do intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no contexto escolar inclusivo e na vida dos surdos.