dc.contributor.advisor | Rampelotto, Elisane Maria | |
dc.creator | Fonte, Lucia Andréa Calvete de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2016-06-15T15:39:52Z | |
dc.date.available | 2016-06-15T15:39:52Z | |
dc.date.issued | 2007-12-01 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1726 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | This monograph entitled “Deafness: Difficulties of interaction in the Inclusive School
Environment”, aimed at studying the experience of inclusion of a deaf student in the
system of regular Children’s Education in the city of Santana do Livramento, Rio
Grande do Sul – RS. With this work, it was looked to question the interactive ways
and methods used by teachers in regular classes, the teacher’s resource room and
the family of the deaf person. It is noted that in the context investigated, student,
teacher and family don’t know the language of signs, forms used for communication
between deaf people. The results of this study indicate the difficulties of interaction
between teacher / student and student / family in relation to development and
significant learning of the included deaf student. It is intended with this study, to
contribute to the discussion about the possibility of effectively provide the inclusion of
deaf students in regular schools, indicating the importance and necessity of
interaction using the language of signs and the presence of the interpreter of
Brazilian Language of Signs (LIBRAS) in the inclusive school context and the lives of
deaf people. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Interação | por |
dc.subject | Surdez | por |
dc.title | Surdez: dificuldades de interação no ambiente escolar inclusivo | por |
dc.title.alternative | Deafness: difficulties of interaction in the inclusive school environment | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Centro de Educação | por |
dc.description.resumo | O presente artigo monográfico, intitulado Surdez: Dificuldades de interação no ambiente escolar inclusivo, teve como objetivo investigar a experiência de inclusão de um aluno surdo no sistema regular da Educação Infantil na cidade de Santana do Livramento, Rio Grande do Sul RS. Com este trabalho, buscou-se questionar as formas interativas e metodológicas utilizadas pelos professores da classe regular, pelo educador da sala de recursos e pelos familiares do sujeito surdo. Cabe salientar que, no contexto investigado,aluno, professor e familiares desconhecem a Língua de Sinais, forma usada para a comunicação entre as pessoas surdas. Os resultados deste estudo indicam as dificuldades de interação entre professores/aluno e aluno/família em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem significativa do aluno surdo incluído. Pretende-se, com este estudo, contribuir para a reflexão acerca da possibilidade de prover efetivamente a inclusão de alunos surdos no ensino regular, apontando a importância e a necessidade da interação por meio da Língua de Sinais e da presença do intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no contexto escolar inclusivo e na vida dos surdos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |