Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGlufke, Ronaldo Martins
dc.creatorWallauer, Carine Züge Porto
dc.date.accessioned2019-07-03T12:12:13Z
dc.date.available2019-07-03T12:12:13Z
dc.date.issued2010-10-04
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17266
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis article aims to contribute to the discussion on the use of learning objects as an educational resource in the process of literacy of students of the first grades of elementary schools in suburban school, especially those who for a number of factors have the greatest difficulty, not following income class. Research and analysis were developed in order to verify the efficiency of these instruments, represented here by the object Literacy, which aims to provide meaningful learning of reading and writing. In order to detect learning, students were assessed through a pretest on writing. He then worked up over a period of one month, the learning object. After expiry of this period, we applied the posttest for final assessment, where it was possible to verify the efficiency of the instrument, since the results were significantly better.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectObjetos de aprendizagempor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLearningeng
dc.subjectLearning objecteng
dc.subjectLiteracyeng
dc.titleObjetos de aprendizagem como apoio ao processo de alfabetizaçãopor
dc.title.alternativeLearning objects and process support literacyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo pretende colaborar com a discussão sobre o uso de objetos de aprendizagem como recurso pedagógico no processo de alfabetização de alunos das séries inicias do ensino fundamental de escola pública da periferia, em especial aqueles que por uma série de fatores apresentam maiores dificuldades, não acompanhando o rendimento da turma. A investigação e análise foram desenvolvidas, a fim de verificar a eficiência destes instrumentos, aqui representados pelo objeto Alfabetização, que visa proporcionar aprendizagem significativa da leitura e da escrita. Com o intuito de detectar aprendizagem, os alunos foram avaliados através de um pré-teste sobre a escrita. A seguir, trabalhou-se, num período de um mês, o objeto de aprendizagem. Terminado este período, aplicou-se o pós-teste para avaliação final, onde foi possível constatar a eficiência do instrumento, uma vez que os resultados foram significativamente melhores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto