dc.contributor.advisor | Glufke, Ronaldo Martins | |
dc.creator | Wallauer, Carine Züge Porto | |
dc.date.accessioned | 2019-07-03T12:12:13Z | |
dc.date.available | 2019-07-03T12:12:13Z | |
dc.date.issued | 2010-10-04 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17266 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This article aims to contribute to the discussion on the use of learning objects as an educational resource in the process of literacy of students of the first grades of elementary schools in suburban school, especially those who for a number of factors have the greatest difficulty, not following income class. Research and analysis were developed in order to verify the efficiency of these instruments, represented here by the object Literacy, which aims to provide meaningful learning of reading and writing. In order to detect learning, students were assessed through a pretest on writing. He then worked up over a period of one month, the learning object. After expiry of this period, we applied the posttest for final assessment, where it was possible to verify the efficiency of the instrument, since the results were significantly better. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Objetos de aprendizagem | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Learning object | eng |
dc.subject | Literacy | eng |
dc.title | Objetos de aprendizagem como apoio ao processo de alfabetização | por |
dc.title.alternative | Learning objects and process support literacy | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo pretende colaborar com a discussão sobre o uso de objetos de aprendizagem como recurso pedagógico no processo de alfabetização de alunos das séries inicias do ensino fundamental de escola pública da periferia, em especial aqueles que por uma série de fatores apresentam maiores dificuldades, não acompanhando o rendimento da turma. A investigação e análise foram desenvolvidas, a fim de verificar a eficiência destes instrumentos, aqui representados pelo objeto Alfabetização, que visa proporcionar aprendizagem significativa da leitura e da escrita. Com o intuito de detectar aprendizagem, os alunos foram avaliados através de um pré-teste sobre a escrita. A seguir, trabalhou-se, num período de um mês, o objeto de aprendizagem. Terminado este período, aplicou-se o pós-teste para avaliação final, onde foi possível constatar a eficiência do instrumento, uma vez que os resultados foram significativamente melhores. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |