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dc.contributor.advisorMunhóz, Maria Alcione
dc.creatorZatti, Julia Graciela Bosco
dc.date.accessioned2019-07-03T12:32:35Z
dc.date.available2019-07-03T12:32:35Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17268
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe analysis and discussion on the participatory management becomes important and necessary the extent that is observed in everyday school life, a conservative and authoritarian practice, turned aside only for bureaucratic and administrative and placing second in the action plan democratizing, participatory and emancipatory with the objective of transforming the day-to-school day and seek the commitment of all involved in the process educacional.Nesse context, the manager is extremely important figure, since a conscious leadership to assist in the transformation of administrative practice, teaching escolar.Assim and relational context in which the article discusses the main issues related to the action manager, work in schools, focusing on the participatory and democratic management in schools, but also the role of manager within the new educational focus in the search for quality of education. Based on the literature search carried out showed that the administration based on democratic participation of the school community not only produces and promotes the vision shared division of responsibilities and monitoring of formal and informal educational activities. It also enriches the process of finding collective solutions to the problems that arise in school and in their relations with the user community of the education system. The school management based on the principles of democracy and instead give voice to all those involved in the process, seeking partners with the aim of improving the quality of education so that the school complies with its social role of forming active citizens, aware of its processors and reality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestorpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.subjectParticipativapor
dc.subjectQualidade do ensinopor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectSchool communityeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectQuality of educationeng
dc.titleGestão democrática da educaçãopor
dc.title.alternativeEducation democratic managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA análise e discussão sobre a gestão participativa torna-se importante e necessária na medida em que se observa, no cotidiano escolar, uma prática autoritária e conservadora, voltada apenas para aparte burocrática e administrativa e colocando em segundo plano a ação democratizadora, emancipadora e participativa, com o objetivo de transformar o dia-a-dia escolar e buscar o comprometimento de todos os envolvidos no processo educacional.Nesse contexto, o gestor é figura de suma importância, visto que uma liderança consciente o auxiliará na transformação da prática administrativa, pedagógica e relacional no contexto escolar.Assim sendo, o trabalho buscou discutir as principais questões relacionadas a ação do gestor, no âmbito escolar, enfocando a gestão democrática e participativa nas escolas, como também o papel do gestor dentro do novo contexto escolar focado na busca da qualidade do ensino. Com base na pesquisa bibliográfica realizada observou-se que a gestão democrática baseada na participação da comunidade escolar não só produz visões compartilhadas como promove a divisão de responsabilidades e o acompanhamento formal e informal das ações escolares. Ela também enriquece os processos de busca coletiva de soluções para os problemas que surgem na escola e em suas relações com a comunidade usuária do sistema de ensino. A gestão escolar baseada nos princípios da democracia dá vez e voz a todos os envolvidos no processo, busca parceiros com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino, para que a escola cumpra com seu papel social de formar cidadãos atuantes, conscientes e transformadores de sua realidadepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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