O que é ser educador no século XXI?
Resumo
Esta pesquisa busca discutir o momento de incertezas que estamos vivenciando no
sistema educativo e na sociedade. Com isso, urge a necessidade dos educadores-gestores
refletirem sobre seus papéis o paradoxo entre o mundo competitivo e o mundo humanizado.
Para isto, faz-se necessário lançar um novo olhar sobre a prática educativa, traçando novas
perspectiva para uma educação humanizadora, construindo um novo espaço, uma nova escola,
através de ações coletivas que abram espaço para a reflexão, a democracia e a autonomia. O
presente trabalho procura apresentar alguns aspectos de uma gestão democrática nas escolas, a
reflexão consciente do professor e a sua prática ressignificada. Neste sentido, a pesquisa
alicerça-se, principalmente, nos escritos de Paulo Freire, Moacir Gaddotti e outros autores
afins, os quais entendem a educação como um processo contínuo e humanizador.
Metodologicamente, esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica. Observouse
que, apesar de esforços de alguns educadores, ainda encontramos processos fragmentados,
individualistas, bem como os educadores possuindo conhecimento e um envolvimento
superficial sobre as questões educacionais, demonstrando assim a necessidade de clareza,
aprofundamento e inclusão a respeito desta temática. Portanto, os educadores têm muitos
desafios à frente, acreditamos que o maior deles é tornar a escola um lugar de relações, de
reciprocidade, resgatando a esperança na educação e em todas as esferas, começando por
fazer as pessoas sentirem-se “gente”, onde cada um possa sentir-se sujeito no processo de
construção de uma gestão democrática e, assim, consigam, desde muito cedo, vivenciar o
diálogo e a amorosidade em toda a ação realizada.
Coleções
- Gestão Educacional [292]
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