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dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorZavarese, Patricia
dc.date.accessioned2019-07-03T12:46:57Z
dc.date.available2019-07-03T12:46:57Z
dc.date.issued2009-06-25
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17269
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis monograph seeks to discuss the moment of uncertainty we are experiencing in both the educational system and the society. Because of it, the need for the educatorsmanagers to reflect on their roles and the competitive and humanized worlds’ paradox urges. So it is possible, we need to cast a new look on the educational practice, adopting new perspectives for a humanistic education, building a new space, a new school, through collective acts that may make room for democracy, autonomy and reflection. The monograph presented here seeks to approach some aspects of a democratic school management, of a conscious reflection by the teacher and the reformulation of the meaning of his practice. On this aspect, the monograph is based, mainly, in the works of Paulo Freire, of Moacir Gaddotti and similar authors, which perceive the education as a continuous humanizer process. Methodologically, this monograph is a bibliographical research. We observed that, despite the effort made by some teachers, fragmented, individualistic processes could still be found, as well as the educators still having a low knowledge level and a superficial involvement in the educational matters, so manifesting a need for clarity, scrutiny and inclusion on the theme. Therefore, the educators have many challenges ahead of them, we believe that the biggest would be to make the school a place for reciprocal relationships, redeeming the hope in education, into every sphere, initiating by making people feel “human”, so each one may feel like a subject on the construction process of a democratic management and, by so, be able, since very early in life, experience dialogue and affection in every act performed.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducadorespor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectEducação humanizadorapor
dc.subjectEducatorseng
dc.subjectReflectioneng
dc.subjectHumanistic educationeng
dc.titleO que é ser educador no século XXI?por
dc.title.alternativeWhat is it to be an educator in the 21st century?eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta pesquisa busca discutir o momento de incertezas que estamos vivenciando no sistema educativo e na sociedade. Com isso, urge a necessidade dos educadores-gestores refletirem sobre seus papéis o paradoxo entre o mundo competitivo e o mundo humanizado. Para isto, faz-se necessário lançar um novo olhar sobre a prática educativa, traçando novas perspectiva para uma educação humanizadora, construindo um novo espaço, uma nova escola, através de ações coletivas que abram espaço para a reflexão, a democracia e a autonomia. O presente trabalho procura apresentar alguns aspectos de uma gestão democrática nas escolas, a reflexão consciente do professor e a sua prática ressignificada. Neste sentido, a pesquisa alicerça-se, principalmente, nos escritos de Paulo Freire, Moacir Gaddotti e outros autores afins, os quais entendem a educação como um processo contínuo e humanizador. Metodologicamente, esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica. Observouse que, apesar de esforços de alguns educadores, ainda encontramos processos fragmentados, individualistas, bem como os educadores possuindo conhecimento e um envolvimento superficial sobre as questões educacionais, demonstrando assim a necessidade de clareza, aprofundamento e inclusão a respeito desta temática. Portanto, os educadores têm muitos desafios à frente, acreditamos que o maior deles é tornar a escola um lugar de relações, de reciprocidade, resgatando a esperança na educação e em todas as esferas, começando por fazer as pessoas sentirem-se “gente”, onde cada um possa sentir-se sujeito no processo de construção de uma gestão democrática e, assim, consigam, desde muito cedo, vivenciar o diálogo e a amorosidade em toda a ação realizada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [292]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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