O processo de gestão educacional da classe hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria: uma abordagem etnográfica
Resumo
O presente estudo monográfico objetiva compreender como se articula o processo de gestão educacional da classe hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria – HUSM. Logo, buscou-se verificar o processo de gestão educacional desse ambiente de ensino a partir da compreensão das dimensões econômica, pedagógica, política e cultural, que na perspectiva de Sander (1995), constituem o paradigma multidimensional de gestão da educação. Nessa pesquisa seguiram-se os preceitos do estudo de caso etnográfico, utilizando como instrumentos para a coleta de dados observações participadas, entrevista semi-estruturada e análise de documentos. Dentre os resultados alcançados, pode-se destacar que, mesmo a classe hospitalar não tendo definido explicitamente sua postura de gestão no Projeto Pedagógico, ela atende as necessidades das quatro dimensões analisadas. No que tange à dimensão econômica pode-se destacar que essa enfrenta visíveis dificuldades como a falta de espaço físico, a inexistência de financiamento e a dependência das doações e do trabalho voluntário que criam uma situação de vulnerabilidade. A dimensão pedagógica, embora a primeira vista pareça ser a única prioridade da classe hospitalar do HUSM, contempla as demais dimensões imersas e interconectadas. Ou seja, é através da dimensão pedagógica que os profissionais da classe hospitalar procuram sondar as necessidades políticas e sociais da sua comunidade e a partir disso estruturam as suas ações. As dimensões política e cultural aparecem intrinsecamente interligadas às demais, em ações que buscam atender às necessidades da comunidade que constitui a classe hospitalar. O fato de serem famílias carentes que participam do processo de gestão da classe, de certa forma, favorece a mobilização dessa instituição de ensino em ações sociais, a exemplo de campanhas para arrecadação de material que envolve toda a instituição hospitalar e movimentos no sentido de atender as reivindicações e os direitos dos familiares dos pacientes-alunos. Enfim, essa pesquisa demonstrou a possibilidade dos ambientes de ensino irem além do discurso de envolver a comunidade na participação da organização escolar, mas torna possível a aplicabilidade de uma forma de gerir que abrange a complexidade dos indivíduos que a ela pertencem.
Coleções
- Gestão Educacional [293]
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