Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Soraia Napoleão
dc.creatorZardo, Sinara Pollom
dc.date.accessioned2019-07-03T14:07:11Z
dc.date.available2019-07-03T14:07:11Z
dc.date.issued2006-05-23
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17274
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2006.por
dc.description.abstractThe present monographic study has for objective to understand how does it articulates the process of educational management of the hospital classroom of the University Hospital of Saint Maria - HUSM. Soon, one searched to verify the process of educational management of this environment of education from the understanding the economic, pedagogical, politics and cultural dimensions, that in the perspective of Sander (1995), constitute the multidimensional paradigm of management of the education. In this research the rules of the study of ethnographical case had been followed, using as instruments for the collection of data participated comments, half-structuralized interview and document analysis. Amongst the reached results, it can be detached that, exactly the hospital classroom not having defined totally its position of management in the Pedagogical Project, it takes care of the necessities of the four analyzed dimensions. In what it refers to the economic dimension can be detached that this faces visible difficulties as the lack of physical space, the inexistence of financing and the dependence of the donations and the voluntary work that create a vulnerability situation. The pedagogical dimension, even so the first sight seems to be the only priority of the hospital classroom of the HUSM, contemplates the too much immersed and interconnected dimensions. That is, it is through the pedagogical dimension that the professionals of the hospital classroom look for to investigate the necessities politics and social of its community and from this they structuralize its actions. The dimensions cultural politics and appear linked intrinsically to excessively, in action that they search to take care of to the necessities of the community that constitutes the hospital classroom. The fact to be devoid families who participate of the process of management of the classroom, certain form, favors the mobilization of this institution of education in social actions, the example of campaigns for material collection that involves all the hospital institution and movements in the direction to take care of to the claims and the rights of the familiar ones of the patient-pupils. At last, this research demonstrated the possibility of education environments to go beyond the speech to involve the community in the participation of the pertaining to school organization, but it becomes possible the applicability of a form to manage that it encloses the complexity of the individuals that it belong.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectClasse hospitalarpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectHospital classroomeng
dc.titleO processo de gestão educacional da classe hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria: uma abordagem etnográficapor
dc.title.alternativeThe process of educational management of the hospital classroom of the University Hospital of Saint Maria: a boarding ethnographicaleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente estudo monográfico objetiva compreender como se articula o processo de gestão educacional da classe hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria – HUSM. Logo, buscou-se verificar o processo de gestão educacional desse ambiente de ensino a partir da compreensão das dimensões econômica, pedagógica, política e cultural, que na perspectiva de Sander (1995), constituem o paradigma multidimensional de gestão da educação. Nessa pesquisa seguiram-se os preceitos do estudo de caso etnográfico, utilizando como instrumentos para a coleta de dados observações participadas, entrevista semi-estruturada e análise de documentos. Dentre os resultados alcançados, pode-se destacar que, mesmo a classe hospitalar não tendo definido explicitamente sua postura de gestão no Projeto Pedagógico, ela atende as necessidades das quatro dimensões analisadas. No que tange à dimensão econômica pode-se destacar que essa enfrenta visíveis dificuldades como a falta de espaço físico, a inexistência de financiamento e a dependência das doações e do trabalho voluntário que criam uma situação de vulnerabilidade. A dimensão pedagógica, embora a primeira vista pareça ser a única prioridade da classe hospitalar do HUSM, contempla as demais dimensões imersas e interconectadas. Ou seja, é através da dimensão pedagógica que os profissionais da classe hospitalar procuram sondar as necessidades políticas e sociais da sua comunidade e a partir disso estruturam as suas ações. As dimensões política e cultural aparecem intrinsecamente interligadas às demais, em ações que buscam atender às necessidades da comunidade que constitui a classe hospitalar. O fato de serem famílias carentes que participam do processo de gestão da classe, de certa forma, favorece a mobilização dessa instituição de ensino em ações sociais, a exemplo de campanhas para arrecadação de material que envolve toda a instituição hospitalar e movimentos no sentido de atender as reivindicações e os direitos dos familiares dos pacientes-alunos. Enfim, essa pesquisa demonstrou a possibilidade dos ambientes de ensino irem além do discurso de envolver a comunidade na participação da organização escolar, mas torna possível a aplicabilidade de uma forma de gerir que abrange a complexidade dos indivíduos que a ela pertencem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto