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dc.contributor.advisorTonini, Andréa
dc.creatorFerrari, Nívia Maria Martins
dc.date.accessioned2016-06-16T12:16:38Z
dc.date.available2016-06-16T12:16:38Z
dc.date.issued2007
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1727
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe school has the leading role, develop the potential of their students, encouraging the sense critical, social responsability, the exercise of citizenship and thequalificationfor the job, linked to freedom andhuman solidarity. Currently to achieve these goals,there are some necessary changes in the school and in education. This researchhas the goal of field examine the reality school, seeking to understand how the teachers are working and living inclusive education, which guaranteesthe right to access and permanence of all students, including those with special needs in regular classes of common schools. The questions aremany and give them held to be a semistructured interview ( Annex roadmap) with two teachers ( X e Y ) of a school of the outskirts of São Borja/ RS. But the daily practice not always consistent with the theory, or the knowledge acquired in school life, should be associated with the design of a educatio sector, which provides the autonomy and the desalienação, but the educators, are difficulties in the implementation of teaching practices, do not have support of specialized professionals. The inclusion of all school subjects wil be effective only when there is engagement and the participation of the entire community into school ( parents, students, teachers, management and employees). To better understand the dynamics ofthe society in which the student lives, it may see itself as an active, with the ability to make a model of society more just and solidarity.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectDéficit cognitivopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleO processo de inclusão de alunos com déficit cognitivo nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSão Borja, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdospor
dc.description.resumoA escola tem como papel fundamental, desenvolver as potencialidades de seus educandos, incentivando o senso crítico, a responsabilidade social, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, vinculada à liberdade e a solidariedade humana. Atualmente para atingir estes objetivos, fazem-se necessárias algumas mudanças na escola e no sistema de ensino. Esta pesquisa de campo tem por objetivo analisar a realidade escolar, buscando compreender como os professores estão atuando e vivenciando a educação inclusiva, que garante o direito ao acesso e permanência de todos os alunos, inclusive aqueles com necessidades especiais nas classes comuns de escolas regulares. As indagações são inúmeras e para atendê-las realizou-se uma entrevista semi-estruturada (anexo roteiro) com duas professoras (X e Y) de uma escola da periferia de São Borja/RS. Porém a prática cotidiana nem sempre condiz com a teoria, ou seja, os conhecimentos adquiridos na vida escolar, devem ser associados à concepção de uma educação transformadora, que proporcione a autonomia e a desalienação, porém os educadores, encontram dificuldades na efetivação das práticas pedagógicas, por não possuírem apoio de profissionais especializados. A inclusão escolar de todos os indivíduos só será efetivada quando houver um engajamento e a participação de toda a comunidade escolar inserida (pais, alunos, professores, direção e funcionários). Ao compreender melhor a dinâmica da sociedade em que o aluno vive, este poderá perceber-se como elemento ativo, com capacidade de viabilizar um modelo de sociedade mais justa e solidária.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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