O Afeto no desenvolvimento intelectual de alunos com déficit cognitivo
Resumo
A proposta deste trabalho é compreender o afeto no desenvolvimento intelectual das crianças com déficit cognitivo. Tendo como fonte de pesquisa e investigação a família, professor e aluno. Para que se possa compreender o estreitamento dessas relações faz-se necessário a priori conceituar Afeto. Nessa vertente faz-se necessário realizar um estudo considerando a família a qual o aluno pertence e o vinculo afetivo construído entre família/professor /aluno. Identificar como se dá o processo de interação familiar e escolar para o desenvolvimento afetivo/cognitivo dos educandos com relatos de experiências inclusivas. Serão apresentados dois relatos de experiências inclusivas onde os professores utilizaram em suas ações pedagógicas os aspectos mencionados acima que garantiram o bom desempenho de seus alunos em diversos níveis. Desta forma, pode-se afirmar que o estimulo ao desenvolvimento da afetividade reside indubitavelmente também na escola, que, além de sua função de transmissão/produção do conhecimento, é também a grande educadora. Diante deste contexto é indispensável compreender os fatores que estão agregados ao plano afetivo desses alunos. Para tanto, o presente trabalho tematizará a relação família, professor e aluno; Família e o desenvolvimento afetivo da criança; A Comunicação através dos Gestos – Relato de experiência; Praticas Pedagógicas afetivas e a Motivação – relato de experiência; O desenvolvimento da Inteligência e a Afetividade; O Papel do Professor no Desenvolvimento Emocional da Criança. Frente a esse novo paradigma inclusivo, social e educacional, o educador hoje, deve entender que seu papel vai além dessa simples transmissão de conhecimento, para algo que há bem pouco tempo era tarefa específica de psicólogos e médicos especializados na área de compreender o comportamento e pensamento de crianças com déficit cognitivo. È fundamental reconhecer que para a aprendizagem se desenvolver significativamente em sala de aula é necessário que o professor saiba lidar com suas emoções e com as emoções dos seus alunos. Depende do professor criar um ambiente de confiança, aceitação, inclusão e de aprendizagem, sendo o mesmo favorável ao rendimento do ensino. A identificação afetivo-emocional com o professor é um processo importante tanto para o desenvolvimento da personalidade da criança quanto para o processo de sua identidade.
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