Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVilhena, Maria Célia Rossetto
dc.creatorSartori, Girlene de Fatima
dc.date.accessioned2019-07-04T12:30:47Z
dc.date.available2019-07-04T12:30:47Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17290
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe proposal of this work is to understand on the affection in the intellectual development of the children with cognitive deficit. Having as source of research and inquiry the family, professor and pupil. So that if he can understand the nip of these relations becomes necessary a priori to appraise Affection. In this source the family becomes necessary to carry through a study considering which the pupil belongs I tie and affective constructed it between family/pupil/professor. To identify as if of the o process of familiar and pertaining to school interaction for cognitive the affective development of the student with stories of inclusive experiences. Two stories of inclusive experiences will be presented where the professors had above used in its pedagogical action the mentioned aspects that they had guaranteed the good performance of its pupils in diverse levels. In such a way, it can be affirmed I stimulate that it to the development of the affectivity inhabits doubtlessly also in the school, that, beyond its function of transmission/production of the knowledge, is also the great educator. Ahead of this context it is indispensable to understand the factors that are added to the affective plan of these pupils. For in such a way, the present work will tematizará the relation family, professor and pupil; Family and the affective development of the child; The Communication through the Gestures - Story of experience; You practice Pedagogical affective and the Motivation - experience story; The development of Intelligence and the Affectivity; The Paper of the Professor in the Development Emotional of the Child. Front to this new inclusive, social and educational paradigm, the educator today, must understand that its paper goes beyond this simple transmission of knowledge, for that it has well little time was specific task of psychologists and doctors specialized in the area to understand the behavior and thought of children with cognitive deficit. Basic È to recognize that for the learning to develop itself significantly in classroom it is necessary that the professor knows to deal with its emotions and the emotions of its pupils. It depends on the professor to the same create a reliable environment, acceptance, inclusion and of learning, being favorable to the income of education. The affective-emotional identification with the professor is an important process in such a way for the development of the personality of the child how much for the process of its identity.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAfetopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectDéficit cognitivopor
dc.subjectAffectioneng
dc.subjectInclusionpor
dc.subjectCognitive deficiteng
dc.titleO Afeto no desenvolvimento intelectual de alunos com déficit cognitivopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Ji-Paraná, RO, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoA proposta deste trabalho é compreender o afeto no desenvolvimento intelectual das crianças com déficit cognitivo. Tendo como fonte de pesquisa e investigação a família, professor e aluno. Para que se possa compreender o estreitamento dessas relações faz-se necessário a priori conceituar Afeto. Nessa vertente faz-se necessário realizar um estudo considerando a família a qual o aluno pertence e o vinculo afetivo construído entre família/professor /aluno. Identificar como se dá o processo de interação familiar e escolar para o desenvolvimento afetivo/cognitivo dos educandos com relatos de experiências inclusivas. Serão apresentados dois relatos de experiências inclusivas onde os professores utilizaram em suas ações pedagógicas os aspectos mencionados acima que garantiram o bom desempenho de seus alunos em diversos níveis. Desta forma, pode-se afirmar que o estimulo ao desenvolvimento da afetividade reside indubitavelmente também na escola, que, além de sua função de transmissão/produção do conhecimento, é também a grande educadora. Diante deste contexto é indispensável compreender os fatores que estão agregados ao plano afetivo desses alunos. Para tanto, o presente trabalho tematizará a relação família, professor e aluno; Família e o desenvolvimento afetivo da criança; A Comunicação através dos Gestos – Relato de experiência; Praticas Pedagógicas afetivas e a Motivação – relato de experiência; O desenvolvimento da Inteligência e a Afetividade; O Papel do Professor no Desenvolvimento Emocional da Criança. Frente a esse novo paradigma inclusivo, social e educacional, o educador hoje, deve entender que seu papel vai além dessa simples transmissão de conhecimento, para algo que há bem pouco tempo era tarefa específica de psicólogos e médicos especializados na área de compreender o comportamento e pensamento de crianças com déficit cognitivo. È fundamental reconhecer que para a aprendizagem se desenvolver significativamente em sala de aula é necessário que o professor saiba lidar com suas emoções e com as emoções dos seus alunos. Depende do professor criar um ambiente de confiança, aceitação, inclusão e de aprendizagem, sendo o mesmo favorável ao rendimento do ensino. A identificação afetivo-emocional com o professor é um processo importante tanto para o desenvolvimento da personalidade da criança quanto para o processo de sua identidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto