dc.contributor.advisor | Rocha, Karla Marques da | |
dc.creator | Silva, Chirlei Amorim da | |
dc.date.accessioned | 2019-07-04T14:30:29Z | |
dc.date.available | 2019-07-04T14:30:29Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17296 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.title | As tecnologias de informação e comunicação (TIC’S): autonomia e aprensizagem para as pessoas especiais | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Lagamar, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O tema das TIC’s no ensino especial é novo. Elas representam as tecnologias e instrumentos
usados na comunicação e na automação de diversos segmentos da sociedade: social,
econômico, educativo e pessoal. Elas estão diretamente ligadas ao processo educativo porque
possibilitam a assimilação do conhecimento de forma mais lúdica e prazerosa. O objetivo
geral aqui proposto foi de identificar e analisar as TIC’s no processo educativo enfocando
principalmente a educação inclusiva. Para alcançar os objetivos aqui propostos foi realizada
pesquisa de cunho qualitativo e raciocínio indutivo, tendo como metodologia, pesquisa
bibliográfica e pesquisa de campo. Na pesquisa bibliográfica foi ressaltado o pensamento de
Casarim (2009), Souza et al., (2008), bem como algumas obras do Ministério da Educação e
Cultura. Os resultados apontaram que apesar da eficácia das TIC’s elas são pouco utilizadas
no espaço escolar principalmente na escola pública isso acontece devido ao despreparo dos
educadores em conhecer e operar os recursos tecnológicos, assim mediante a falta dos
mesmos nas escolas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |