Show simple item record

dc.contributor.advisorRocha, Karla Marques da
dc.creatorSilva, Chirlei Amorim da
dc.date.accessioned2019-07-04T14:30:29Z
dc.date.available2019-07-04T14:30:29Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17296
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInclusãopor
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação (TIC’S): autonomia e aprensizagem para as pessoas especiaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Lagamar, MG, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoO tema das TIC’s no ensino especial é novo. Elas representam as tecnologias e instrumentos usados na comunicação e na automação de diversos segmentos da sociedade: social, econômico, educativo e pessoal. Elas estão diretamente ligadas ao processo educativo porque possibilitam a assimilação do conhecimento de forma mais lúdica e prazerosa. O objetivo geral aqui proposto foi de identificar e analisar as TIC’s no processo educativo enfocando principalmente a educação inclusiva. Para alcançar os objetivos aqui propostos foi realizada pesquisa de cunho qualitativo e raciocínio indutivo, tendo como metodologia, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Na pesquisa bibliográfica foi ressaltado o pensamento de Casarim (2009), Souza et al., (2008), bem como algumas obras do Ministério da Educação e Cultura. Os resultados apontaram que apesar da eficácia das TIC’s elas são pouco utilizadas no espaço escolar principalmente na escola pública isso acontece devido ao despreparo dos educadores em conhecer e operar os recursos tecnológicos, assim mediante a falta dos mesmos nas escolas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.