Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRocha, Karla Marques da
dc.creatorSilva, Chirlei Amorim da
dc.date.accessioned2019-07-04T14:30:29Z
dc.date.available2019-07-04T14:30:29Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17296
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInclusãopor
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação (TIC’S): autonomia e aprensizagem para as pessoas especiaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Lagamar, MG, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoO tema das TIC’s no ensino especial é novo. Elas representam as tecnologias e instrumentos usados na comunicação e na automação de diversos segmentos da sociedade: social, econômico, educativo e pessoal. Elas estão diretamente ligadas ao processo educativo porque possibilitam a assimilação do conhecimento de forma mais lúdica e prazerosa. O objetivo geral aqui proposto foi de identificar e analisar as TIC’s no processo educativo enfocando principalmente a educação inclusiva. Para alcançar os objetivos aqui propostos foi realizada pesquisa de cunho qualitativo e raciocínio indutivo, tendo como metodologia, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Na pesquisa bibliográfica foi ressaltado o pensamento de Casarim (2009), Souza et al., (2008), bem como algumas obras do Ministério da Educação e Cultura. Os resultados apontaram que apesar da eficácia das TIC’s elas são pouco utilizadas no espaço escolar principalmente na escola pública isso acontece devido ao despreparo dos educadores em conhecer e operar os recursos tecnológicos, assim mediante a falta dos mesmos nas escolas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto