Políticas públicas para as pessoas com altas habilidades no Brasil: um estudo de caso do NAAH/S -TO
Resumo
Atualmente, após o programa do Governo Federal Brasileiro instituindo um Núcleo
de atividades e altas habilidades em cada Estado da Federação, os estudos
relacionados às altas habilidades no Brasil tem ganhado destaque inclusive na
mídia nacional. Como primeira política pública dirigida a este público alvo, tem por
intuito auxiliar no desenvolvimento do aluno o esclarecimento ao professor em
relação à temática “altas habilidades “, inclusive em relação às estratégias de
trabalho para auxiliar o mesmo a lidar com estes alunos e com seus familiares ,
propiciando maior participação no sentido de que todos tenham ganhos
pedagógicos e emocionais , tornando este aluno uma pessoa compreendida no
seu entorno, visando maior aproveitamento do seu potencial na sociedade em que
está inserido. O objeto de estudo desta pesquisa foi o NAAH/S do Tocantins,
situado em Palmas, capital do Estado,considerando as diretrizes do Ministério de
Educação e Cultura Brasileira, tendo como parceiro a Secretaria de Estado de
Educação e Cultura para a implantação do programa, o reconhecimento do aluno
com altas habilidades e quais os principais obstáculos para a implantação do
mesmo.A partir da observação in locco, da análise dos documentos encontrados
através de amplo acesso aos mesmos propiciados pela Secretaria e a participação
do atendimento realizado pelas duas professoras aos quatorze alunos , onde seis
deles se encontram identificados como “ alunos com altas habilidades”e os outros
oito em processo de identificação, percebe-se que apesar de alguns fatores
relativos a dificuldades na implantação do Núcleo, o mesmo está adequado as
diretrizes estabelecidas pelo MEC .
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]