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dc.contributor.advisorFreitas, Soraia Napoleão
dc.creatorFigueras, Monique Wermuth
dc.date.accessioned2016-06-16T12:50:40Z
dc.date.available2016-06-16T12:50:40Z
dc.date.issued2009-12-15
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1731
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractToday, after the Brazilian federal government program establishing a core of activities and high skills in every state of the federation studies related to high skills in Brazil. has gained prominence in the media including national. As the first public policy directed to this target audience, is dust in order to assist development of the student, the teacher clarification on the topic "high skills", including for the strategies of the same work to help deal with these students and to the same family, providing greater participation in the sense that all have educational and emotional gains, making this student understood a person in their environment, to further exploit its potential in society where he belongs. The object of this research study was NAAH / S of Tocantins, located in Palmas, capital of the state, considering the guidelines of the Ministry of Education and Culture Brazilian, and partner with the State Secretariat for Education and Culture for the deployment of the same the recognition of students with high abilities and what the main obstacles to the implementation of it. From the in situ observation, analysis of documents found through broad access provided by the registry and the participation of two visits made by teachers to fourteen students, where six of them are identified as "students with high abilities" and the other eight in the identification process, we find that although some factors related to difficulties in implementing the core, it is appropriate to the guidelines established by the MEC.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectImplantaçãopor
dc.subjectAltas habilidadespor
dc.subjectPolítica públicapor
dc.titlePolíticas públicas para as pessoas com altas habilidades no Brasil: um estudo de caso do NAAH/S -TOpor
dc.title.alternativePublic policy for people with high skills in Brazil: a case study of NAAH / S – TOeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoAtualmente, após o programa do Governo Federal Brasileiro instituindo um Núcleo de atividades e altas habilidades em cada Estado da Federação, os estudos relacionados às altas habilidades no Brasil tem ganhado destaque inclusive na mídia nacional. Como primeira política pública dirigida a este público alvo, tem por intuito auxiliar no desenvolvimento do aluno o esclarecimento ao professor em relação à temática “altas habilidades “, inclusive em relação às estratégias de trabalho para auxiliar o mesmo a lidar com estes alunos e com seus familiares , propiciando maior participação no sentido de que todos tenham ganhos pedagógicos e emocionais , tornando este aluno uma pessoa compreendida no seu entorno, visando maior aproveitamento do seu potencial na sociedade em que está inserido. O objeto de estudo desta pesquisa foi o NAAH/S do Tocantins, situado em Palmas, capital do Estado,considerando as diretrizes do Ministério de Educação e Cultura Brasileira, tendo como parceiro a Secretaria de Estado de Educação e Cultura para a implantação do programa, o reconhecimento do aluno com altas habilidades e quais os principais obstáculos para a implantação do mesmo.A partir da observação in locco, da análise dos documentos encontrados através de amplo acesso aos mesmos propiciados pela Secretaria e a participação do atendimento realizado pelas duas professoras aos quatorze alunos , onde seis deles se encontram identificados como “ alunos com altas habilidades”e os outros oito em processo de identificação, percebe-se que apesar de alguns fatores relativos a dificuldades na implantação do Núcleo, o mesmo está adequado as diretrizes estabelecidas pelo MEC .por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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