dc.contributor.advisor | Souza, Edna Marcia de | |
dc.creator | Santos, Márcia de Freitas | |
dc.date.accessioned | 2019-07-05T12:55:39Z | |
dc.date.available | 2019-07-05T12:55:39Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17325 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description | Título alterado para: Metodologias de inclusão: com ênfase ao aluno com déficit cognitivo | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Déficit cognitivo | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Procedimentos pedagógicos | por |
dc.title | Pressupostos da inclusão e identificação e identificação do educando com déficit cognitivo na rede regular de ensino | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Encruzilhada do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa de cunho bibliográfico problematiza as metodologias adequadas para
o trabalho com criança que apresenta Déficit Cognitivo, visando familiarizar
educadores com o tema. Apresenta um pequeno histórico sobre a educação
especial, as atuais medidas de inclusão através da política nacional para a educação
especial, as características do educando com déficit cognitivo, suas causas
possíveis e medidas preventivas para que, no decorrer das atividades pedagógicas
o docente possa reconhecer tais sinais, adequando sua metodologia de trabalho à
necessidade do educando que a apresentar. Enfatiza a importância do papel da
família, da escola e da sociedade no processo educacional do educando com esse
déficit. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |