Um estudo sobre as práticas educacionais inclusivas dos professores das séries iniciais do ensino fundamental diante do aluno com déficit cognitivo
Resumen
Este artigo pretende apresentar como as instituições de ensino da Rede Municipal de Boa Vista/RR
devem estar organizadas e qual a postura pedagógica do professor diante de uma turma com alunos
com déficit cognitivo envolvendo a utilização de práticas educacionais inclusivas nas séries iniciais do
ensino fundamental. Será abordado para isso, questões referentes ao entendimento da Política
Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no Brasil que ressalta a
importância de se garantir, sob a égide dos princípios da inclusão, de reconhecimento e valorização
da diversidade, como características inerentes à implementação de uma sociedade mais justa,
democrática e igualitária, haja vista, utilizar-se aqui de uma pesquisa do tipo exploratória e
bibliográfica, com análise documental, e de campo, com aplicação de questionários, discussão e
análise dos resultados. Neste sentido apresenta-se um estudo como forma de se compreender que a
construção e organização dos sistemas educacionais inclusivos, o direito de todos à educação, o
acesso e as devidas condições de permanência e continuidades de estudos no ensino regular
possibilitam avaliar os avanços na área da inclusão educacional, atuação da escola e do professor
com alunos com tal deficiência nos últimos anos, bem como, a participação da família nessa
caminhada, levando em consideração à necessidade da constante melhoria da qualidade do
processo de ensino-aprendizagem a eles dispensada.
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