dc.contributor.advisor | Souza, Edilson de | |
dc.creator | Soares, Nelma Lúcia Torres Freire | |
dc.date.accessioned | 2019-07-08T13:53:08Z | |
dc.date.available | 2019-07-08T13:53:08Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17343 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description | Trabalho antigo publicado com banca incompleta. | por |
dc.description.abstract | The presented monograph portraies the difficulties of learning of children in the basic
education, having for objective to understand as the work with the pupil with deficit of
learning in the common school can be improved. For this, at a first moment, the
history of the education in Brazil was made a boarding going deep, breaking itself
later for the special concepts of educative necessities, presenting visões of authors
who deal with the subject specifically and, is finished with bibliographical research
that allows to show the basic education. Alusão becomes the pupils who if find in 2º
year of study and that they present learning difficulties, mainly of the reading and the
writing, being considered pupils with inferior cognitivo deficit to the too much pupils of
the classroom. This discovery depends on accompaniment of the professor, of the
adoption of strategies that they make possible to discover, through the evaluation,
the difficulty level that the child presents with regard to the reading and to the writing.
This deepening if materialize through a field work, having a concern in placing the
child ahead of its problem and following it knot meeting of the solutions, even for if to
need them when it is intended to observe its level of understanding while pupil. Also
the bibliographical research exists where if it searched to base in information
presented for FONSECA, PUESCHEL, SASSAKI, SCHWARTZAN, ORLANDI and
others, whose ideas had served of perfectioning to uncurl it of the work. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Déficit de aprendizagem | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.subject | Leitura e escrita | por |
dc.subject | Deficit of learning | eng |
dc.subject | Children | eng |
dc.subject | Basic education | eng |
dc.subject | Reading and writing | eng |
dc.title | Dificuldades de aprendizagem de crianças na educação básica | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Governador Valadares, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | A monografia apresentada retrata as dificuldades de aprendizagem de crianças na
educação básica, tendo por objetivo entender como pode ser melhorado o trabalho
com o aluno com déficit de aprendizagem na escola comum. Para isso, num primeiro
momento, foi feita uma abordagem aprofundando a história da educação no Brasil,
partindo-se depois para os conceitos de necessidades educativas especiais,
apresentando-se visões de autores que tratam especificamente do assunto e,
finaliza-se com pesquisa bibliográfica que permite mostrar a educação básica. Fazse
alusão a alunos que se encontram no 2º ano de estudo e que apresentam
dificuldades de aprendizagem, principalmente da leitura e da escrita, sendo
considerados alunos com déficit cognitivo inferior aos demais alunos da sala de aula.
Essa descoberta depende de acompanhamento do professor, da adoção de
estratégias que possibilitem descobrir, através da avaliação, o nível de dificuldade
que a criança apresenta com relação à leitura e à escrita. Esse aprofundamento se
concretiza através de um trabalho de campo, havendo uma preocupação em colocar
a criança diante do seu problema e acompanhá-la no encontro das soluções, até por
se precisar delas quando se pretende observar o seu nível de compreensão
enquanto aluno. Também existe a pesquisa bibliográfica onde se buscou embasar
em informações apresentadas por FONSECA, PUESCHEL, SASSAKI,
SCHWARTZAN, ORLANDI e outros, cujas ideias serviram de aperfeiçoamento para
o desenrolar do trabalho. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |