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dc.contributor.advisorMorgenstern, Juliane Marschall
dc.creatorSilva, Vânia Rosa da
dc.date.accessioned2019-07-08T14:31:57Z
dc.date.available2019-07-08T14:31:57Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17345
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectInclusãopor
dc.titleFormação de professores que atuam na educação inclusivapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Gravataí, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo discutir que tipo de formação os professores que trabalham na educação inclusiva estão recebendo, baseado no programa do governo de escola para todos. Para isso proponho fazer uma pesquisa teórica bibliográfica que venha nos nortear com relação à educação inclusiva, sobretudo, a inclusão de surdos na rede regular de ensino. Através deste trabalho, pode-se estabelecer uma discussão, reflexão e metas a serem estabelecidas a cerca da educação que estão recebendo os alunos na dita inclusão escolares, sobretudo os surdos e como estão preparados os professores para esse processo, se é que estão preparados, e que implicações acarretam nos processos de formação de aprendizagem sobre estes sujeitos, e que tipo de formação querem de fato os professores receber para que tenham suporte prático e teórico do sujeito que tiver que atender. O que está mudando são as concepções sobre o sujeito surdo, as descrições em torno da sua língua, as definições sobre as políticas educacionais, a análise das relações dos saberes e poderes entre adultos surdos e adultos ouvintes, etc. Entre as múltiplas contribuições que geraram essas mudanças, é imprescindível assinalar que a divulgação dos modelos denominados de educação bilíngüe e bicultural, e o aprofundamento teórico acerca das concepções sociais, culturais e antropológicas da surdez, se constituem como elementos mais significativos. As limitações na organização de projetos políticos, de cidadania, dos direitos lingüísticos, e as dificuldades no processo de reorganização e de construção pedagógica. O problema é o quanto se distância os projetos pedagógicos do clínico e do quanto se aproxima de um olhar antropológico e cultural.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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