dc.contributor.advisor | Trevisan, Tatiana Valéria | |
dc.creator | Fratin, Tania | |
dc.date.accessioned | 2016-06-16T14:29:13Z | |
dc.date.available | 2016-06-16T14:29:13Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1734 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This paper monographic presents the manager as articulator , coordinator,
administrator and organizer, who works in an educational institution to manage and
search analyze this role in view of challenges and commitments that have this
feature. Contextualizes the front line to quality education, the challenges faced and
the profile to be a leader committed to the changes in education. It was proposed,
through a literature search, conduct a critical analysis of the actions of Management
Education, by political powers, administrative and teaching, in the exercise of its
function. It is concluded that the school manager should act as a beacon to the
whole process, not only in the teaching learning, but also the socialization of all who
are involved in this process. He must be an active and be prepared to mediate the
trade in conflict resolution, acting not only as mediators but also as a promoter,
providing an interaction between all common, even among students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestor | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | Liderança | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | A liderança do gestor educacional frente à gestão democrática | por |
dc.title.alternative | The leadership of educational manager front for democratic management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico apresenta o gestor como articulador, coordenador, administrador e organizador, que atua no gerir de uma instituição educacional e busca analisar esse papel diante dos desafios e compromissos que se apresentam nesta função. Contextualiza a sua função frente à educação de qualidade, os desafios enfrentados e o perfil necessário para ser um líder comprometido com as mudanças na educação. Propôs-se, por meio de uma pesquisa bibliográfica, realizar uma análise crítica das ações do Gestor Educacional, mediante competências políticas, administrativas e pedagógicas, no exercício de sua função. Conclui-se que o gestor escolar deve agir como fio condutor de todo o processo, não só quanto ao ensino aprendizagem, mas também quanto à socialização de todos que se encontram envolvidos neste processo. Ele deve ser um atuante e estar preparado para mediar os profissionais na resolução de conflitos, agindo não só como mediador, mas também como incentivador, proporcionando uma interação comum entre todos, inclusive entre os alunos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |