Ensino e aprendizagem de geometria em módulos: uma proposta pedagógica para escolas do CASE
Resumo
Esta é uma proposta pedagógica para o ensino e a aprendizagem de princípios e padrões de
conceitos geométricos, especialmente para alunos que estudam em escolas que funcionam
junto aos CASEs (Centro de Atendimento Sócio-Educativo) do Rio Grande do Sul. As
atividades cooperativas estão organizadas em módulos que poderão ser desenvolvidas em
aulas de 40 minutos, estruturadas com início, meio e fim. Optou-se por essa dinâmica que
objetiva desenvolver as funções psicológicas do indivíduo, independente do seguimento e
continuidade do seu processo educativo, pelas peculiaridades destas escolas, entre outras, o
fato de os alunos terem matrícula e desligamento a qualquer tempo, de acordo com suas
medidas sócio-educativas. A pesquisa é de cunho qualitativo e está fundamentada na Teoria
Sócio-histórica de Vygotsky: a organização dos módulos partiu da verificação do nível real de
desenvolvimento do aluno, com um olhar prospectivo, isto é, para além do momento atual,
para que o aprendizado movimentasse e suscitasse aquilo que estava “em semente” em sua
trajetória cognitiva. Esse processo não se deu de forma direta, foi mediado por sistemas de
símbolos, sendo o principal destes, a linguagem. Conclui-se que a linguagem é fator básico na
internalização e produção de significados pelos alunos. Neste sentido, a escola, em sua
atividade, deve promover a apropriação do conhecimento científico pelos alunos perpassando
uma unidade dialética na qual o ensino e a aprendizagem são mediados pela atividade de
pensamento. Percebe-se a formação de novas estruturas mentais não como produto de mero
amadurecimento biológico e individual, mas que depende do processo de apropriação, pelos
alunos, da atividade material e intelectual, a qual se dá na coletividade, construída
historicamente e dirigida por objetivos a serem alcançados. O trabalho está dividido em
quatro capítulos: a fundamentação teórica; a descrição do campo de pesquisa; a apresentação
da proposta pedagógica; o relato das práticas; além das considerações finais e as conclusões
da pesquisadora.
Coleções
- Educação Matemática [27]
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