Prática docente em escolas particulares de Santa Maria: realidades e desafios da educação ambiental
Resumen
A educação ambiental tornou-se tema de grande relevância na sociedade
contemporânea diante das incontáveis catástrofes que cotidianamente são
apresentadas pelos meios de comunicação. Falar em educação ambiental significa
repensar as relações do homem, consigo, com os outros e com o meio natural.
Nesse processo, a educação formal realizada nas instituições de ensino público e
particular é colocada diante de mais um tema de grande importância, por isso,
trabalhar com educação ambiental nas escolas constitui um desafio para os
educadores. A fim de se identificar a presença da educação ambiental, sua
conceituação e seus aspectos positivos e negativos na prática docente em escolas
particulares de Santa Maria – RS, uma pesquisa de campo envolvendo professores
que atuam nas series iniciais do ensino fundamental foi realizada. Esta consistiu n
aplicação de um questionário visando diagnosticar como o trabalho em educação
ambiental tem sido desenvolvido. Questionamentos sobre o grau de entendimento, o
tipo de atividades desenvoldidas, como as atividades são preparadas são algumas
questões que indicam que a Educação ambiental precisa ser compreendida,
pensada e repensada pelos educadores, para que possa ir além da conscientização
e seja capaz de provocar as transformações necessárias para a modificação da
atual realidade, de crise socioambiental. Embora esteja presente em sala de aula, a
Educação ambiental ainda é desenvolvida de forma descontinua e fragmentada, não
caracterizando, efetivamente como um tema transversal, como sugerem os
documentos.
Colecciones
- Educação Ambiental - EaD [323]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: