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dc.contributor.advisorCopetti, Fernando
dc.creatorZanini, Maria Clarissa
dc.date.accessioned2019-07-10T11:49:50Z
dc.date.available2019-07-10T11:49:50Z
dc.date.issued2005-08-04
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17375
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano , RS, 2005.por
dc.description.abstractThis study had as objective verifies the diversity of sporting experiences it is a variable associated to the way with that youths guide their success perceptions in the sport. They announced 362 students (187 masculine and 175 feminine) with ages between 14 and 20 years (average of 16,95 ± 1,06), belonging to Santa Maria's city - RS. It was used as instruments Orientation Motivacional's Questionnaire in the Sport (QOMD) in her adapted version and translated and the Questionnaire of Evaluation of the Sporting Experiences and Feeling of Abandonment. In the coefficient alpha of used Cronbach their values demonstrated there to be internal consistence of the factors. The found results us they show that the adolescents presented the two orientations, but a prevalence in the orientation for the task. In relation to the gender the sex can explain the difference in the ego, but not in the task. The individuals in a sporting context presented, with the increase of the age, the tendency to have a higher orientation for the task and the opposite can be noticed in the orientation for the ego. The time of practice in sporting activities was not significant in the orientations. The paper of the competitive experiences was only significant in the orientation for the task. The feeling of abandonment among the adolescents hardly happened. The difference among the type of sporting experience, was only significant in the orientation for the task. In the orientation motivacional related to the difference among the number of modalities practiced met also differences only in the orientation for the task. The results didn't make possible to evidence that the number of experiences in practice sporting is a variable that influence in the orientation motivacional.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectEsportes e meta de orientaçãopor
dc.subjectAdolescentseng
dc.subjectSports and goal of orientationeng
dc.titleMetas de orientação no esporte de jovens envolvidos na prática esportiva escolar e sua relação com as experiências esportivaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationPesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humanopor
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo verificar se a diversidade de experiências esportivas é uma variável associada à maneira com que jovens orientam suas percepções de sucesso no esporte. Participaram 362 estudantes (187 masculino e 175 feminino) com idades entre 14 e 20 anos (média de 16,95 ± 1,06), pertencentes à cidade de Santa Maria - RS. Utilizou-se como instrumentos o Questionário de Orientação Motivacional no Desporto (QOMD) em sua versão adaptada e traduzida e o Questionário de Avaliação das Experiências Esportivas e Sentimento de Abandono. No coeficiente alfa de Cronbach utilizado seus valores demonstraram haver consistência interna dos fatores. Os resultados encontrados nos mostram que os adolescentes apresentaram as duas orientações, mas um predomínio na orientação para a tarefa. Em relação ao gênero o sexo pode explicar a diferença no ego, mas não na tarefa. Os indivíduos em um contexto esportivo apresentaram, com o aumento da idade, a tendência a ter uma orientação mais elevada para a tarefa e o contrário pode ser percebido na orientação para o ego. O tempo de prática em atividades esportivas não foi significativo nas orientações. O papel das experiências competitivas somente foi significativo na orientação para a tarefa. O sentimento de abandono entre os adolescentes quase não ocorreu. A diferença entre o tipo de experiência esportiva, somente foi significativa na orientação para a tarefa. Na orientação motivacional relacionada à diferença entre o número de modalidades praticadas também se encontrou diferenças somente na orientação para a tarefa. Os resultados não possibilitaram evidenciar que o número de experiências na prática esportiva é uma variável que influência na orientação motivacional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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