As funções da comunicação na educação física inclusiva: um estudo com alunos com necessidades educacionais especiais nas classes comuns de ensino
Resumen
Este estudo teve como objetivo analisar as Funções da Comunicação em aulas de Educação Física Escolar com Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEEs) em classes comuns de ensino. Foi palco deste estudo 06 (seis) aulas de Educação Física Escolar, sendo 03 (três) aulas da 5ª série (turma 51 e 52) e 03 (três) aulas da 6ª série (turma 61 e 62) de uma escola estadual de ensino fundamental de Santa Maria, RS. Participaram 41 (quarenta e um) alunos do sexo masculino, sendo 4 (quatro) ANEEs, e 1 (um) professor de Educação Física. Os dados foram coletados através de filmagens, questionários e entrevista. Foram filmadas e, posteriormente, observadas 06 aulas de Educação Física Escolar. Também foi aplicados questionários para os ANEEs e para os seus colegas de Educação Física, além da gravação de uma entrevista com o professor de Educação Física que ministrou as aulas. Pôde-se constatar a presença das funções informativa, de relacionamento e de expressão da comunicação estabelecidas entre professor e alunos nas aulas observadas. Verificou-se também que as estas funções da comunicação contribuem de forma significativa para o processo de inclusão nas aulas de Educação Física Escolar.
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