dc.contributor.advisor | Dutra, Claudio Emelson Guimarains | |
dc.creator | Zanette, Ana Paula França | |
dc.date.accessioned | 2019-07-10T12:50:43Z | |
dc.date.available | 2019-07-10T12:50:43Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17380 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This monographic report aims to undertake a discussion about how the school
management and participation of the family may contribute to the education of students
with special needs, targeting the proposed Education for All. Highlights some benefits of
the Declaration of Salamanca (1994), in an attempt to resume key issues, ink
addressing education and social inclusion. The methodology used was to search
literature with a qualitative approach, which seeks to address the training of
professional, family and the participation of all involved in the teaching-learning process
and the need for appropriate infrastructure for schools. Given the importance that
education has socially, this report seeks to clarity some assumptions regarding
educational practice, aiming prospect of an inclusive school we desire. It was noted that
the strengthening of school management stem from of effective integration between
school and community and that integration is fundamental to the changes in social
organization, family relations and in the role of education in society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | Gestão escolar e família: fatores determinantes para a inclusão escolar | por |
dc.title.alternative | School management the family: factor determinant to the inclusive school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente relato monográfico objetiva realizar uma reflexão sobre como a
gestão escolar e a participação da família podem contribuir para a inclusão escolar de
alunos com necessidades especiais, almejando a proposta de Educação para Todos.
Destaca alguns subsídios da Declaração de Salamanca (1994), na tentativa de retomar
questões fundamentais, ao tratar do tema como inclusão educacional e social. A
metodologia usada foi à pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, onde se
procura abordar a formação do profissional, a participação da família e de todos os
envolvidos no processo ensino-aprendizagem e a necessidade de infra-estrutura
adequada para as escolas. Dada a relevância que a educação representa socialmente,
busca-se esclarecer alguns pressupostos no que tange à prática educativa, a fim de
identificar alguns fatores que contribuam para a prática inclusiva, visando o alcance da
perspectiva da escola inclusiva que almejamos. Pôde-se observar que o fortalecimento
da gestão escolar passa pelo estabelecimento de um processo de integração efetivo
entre escola e comunidade e essa integração é fundamental para as mudanças na
organização social, nas relações familiares e no próprio papel da educação na
sociedade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |