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dc.contributor.advisorDutra, Claudio Emelson Guimarains
dc.creatorZanette, Ana Paula França
dc.date.accessioned2019-07-10T12:50:43Z
dc.date.available2019-07-10T12:50:43Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17380
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis monographic report aims to undertake a discussion about how the school management and participation of the family may contribute to the education of students with special needs, targeting the proposed Education for All. Highlights some benefits of the Declaration of Salamanca (1994), in an attempt to resume key issues, ink addressing education and social inclusion. The methodology used was to search literature with a qualitative approach, which seeks to address the training of professional, family and the participation of all involved in the teaching-learning process and the need for appropriate infrastructure for schools. Given the importance that education has socially, this report seeks to clarity some assumptions regarding educational practice, aiming prospect of an inclusive school we desire. It was noted that the strengthening of school management stem from of effective integration between school and community and that integration is fundamental to the changes in social organization, family relations and in the role of education in society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleGestão escolar e família: fatores determinantes para a inclusão escolarpor
dc.title.alternativeSchool management the family: factor determinant to the inclusive schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente relato monográfico objetiva realizar uma reflexão sobre como a gestão escolar e a participação da família podem contribuir para a inclusão escolar de alunos com necessidades especiais, almejando a proposta de Educação para Todos. Destaca alguns subsídios da Declaração de Salamanca (1994), na tentativa de retomar questões fundamentais, ao tratar do tema como inclusão educacional e social. A metodologia usada foi à pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, onde se procura abordar a formação do profissional, a participação da família e de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem e a necessidade de infra-estrutura adequada para as escolas. Dada a relevância que a educação representa socialmente, busca-se esclarecer alguns pressupostos no que tange à prática educativa, a fim de identificar alguns fatores que contribuam para a prática inclusiva, visando o alcance da perspectiva da escola inclusiva que almejamos. Pôde-se observar que o fortalecimento da gestão escolar passa pelo estabelecimento de um processo de integração efetivo entre escola e comunidade e essa integração é fundamental para as mudanças na organização social, nas relações familiares e no próprio papel da educação na sociedade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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