Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLopes, Luis Felipe Dias
dc.creatorZanella, Andreia
dc.date.accessioned2019-07-10T15:22:10Z
dc.date.available2019-07-10T15:22:10Z
dc.date.issued2006-04-07
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17390
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, RS, 2006.por
dc.description.abstractThe search for the best quality of teaching is increasing lately, the school that wants to produce quality must know the customers' needs. The aim of this paper is to identify the variables that best influences for the teaching quality, contributing to improvements on math teachers' activities of public and private schools of Alegrete - RS. The development of the paper is constituted of search of the bibliographic and field, with quantitative approach. For collection information, it was used closed questionnaires, applied in two stages which investigated the students' perception according to the teaching and learning. For analysis of the datas, it was used techniques of analysis multivariate, among them, the factorial analysis and the cluster analysis, making possible to identify the students' perception, the most significant variables of the original group. In the first stage of the test, it was possible to detach five variables, according to the order of the importance: stimulating classes, the teacher's clearness, relevance of the examples, direct communication and easiness of taking notes. The same way, in the second stage, it was possible to detach six variables: efficiency of the test, the student's interest, the teacher's preparation, current themes of investigation, the teacher's punctuality and preparation for the tests. The mathematic teachers should pay their attentions for the variables above, with the aim of perfecting their activities, collaborating for getting the best quality levels in the teaching.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectQualidade na educaçãopor
dc.subjectAnálise fatorialpor
dc.subjectAnálise de agrupamentopor
dc.subjectQuality in educationeng
dc.subjectFactorial analysiseng
dc.subjectCluster analysiseng
dc.titleIdentificação de fatores que influenciam na qualidade do ensino de matemática, através da análise multivariadapor
dc.title.alternativeIdentification of factors that influence in the quality of the teaching of math, through of the análise multivariadaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEstatística e Modelagem Quantitativapor
dc.description.resumoA busca por melhores níveis de qualidade no ensino vem crescendo a cada dia, a escola que deseja produzir qualidade deve primeiramente conhecer as necessidades dos seus clientes. Este trabalho busca identificar as variáveis que melhor influenciam na qualidade do ensino, contribuindo para melhorias nas atividades de professores da disciplina de matemática de escolas públicas e particulares da cidade de Alegrete - RS. O desenvolvimento do trabalho constitui-se de pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem quantitativa. Para coleta de informações, utilizou-se questionários fechados, aplicados em duas etapas, que buscavam investigar a percepção dos alunos em relação ao ensino-aprendizagem da disciplina de matemática. Para análise dos dados, recorreu-se às ferramentas da análise multivariada, entre elas, a análise fatorial e a análise de agrupamento, possibilitando identificar, segundo a percepção dos alunos, as variáveis mais significativas do conjunto original. Na primeira etapa da avaliação, foi possível destacar cinco variáveis, segundo a ordem de importância das mesmas: aulas estimulantes, clareza do professor, relevância dos exemplos, comunicação direta e facilidade de tomar apontamentos. Da mesma forma, na segunda etapa da avaliação foram destacadas seis variáveis: eficiência da avaliação, interesse do aluno, preparação do professor, temas atuais de investigação, pontualidade do professor e preparação para provas. O professor da disciplina de matemática deve direcionar suas atenções para as variáveis acima destacadas, com o objetivo de aprimorar suas atividades, colaborando para o alcance de melhores níveis de qualidade no ensino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto