dc.contributor.advisor | Lopes, Luis Felipe Dias | |
dc.creator | Zanella, Andreia | |
dc.date.accessioned | 2019-07-10T15:22:10Z | |
dc.date.available | 2019-07-10T15:22:10Z | |
dc.date.issued | 2006-04-07 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17390 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | The search for the best quality of teaching is increasing lately, the school that wants to produce quality must know the customers' needs. The aim of this paper is to identify the variables that best influences for the teaching quality, contributing to improvements on math teachers' activities of public and private schools of Alegrete - RS. The development of the paper is constituted of search of the bibliographic and field, with quantitative approach. For collection information, it was used closed questionnaires, applied in two stages which investigated the students' perception according to the teaching and learning. For analysis of the datas, it was used techniques of analysis multivariate, among them, the factorial analysis and the cluster analysis, making possible to identify the students' perception, the most significant variables of the original group. In the first stage of the test, it was possible to detach five variables, according to the order of the importance: stimulating classes, the teacher's clearness, relevance of the examples, direct communication and easiness of taking notes. The same way, in the second stage, it was possible to detach six variables: efficiency of the test, the student's interest, the teacher's preparation, current themes of investigation, the teacher's punctuality and preparation for the tests. The mathematic teachers should pay their attentions for the variables above, with the aim of perfecting their activities, collaborating for getting the best quality levels in the teaching. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Qualidade na educação | por |
dc.subject | Análise fatorial | por |
dc.subject | Análise de agrupamento | por |
dc.subject | Quality in education | eng |
dc.subject | Factorial analysis | eng |
dc.subject | Cluster analysis | eng |
dc.title | Identificação de fatores que influenciam na qualidade do ensino de matemática, através da análise multivariada | por |
dc.title.alternative | Identification of factors that influence in the quality of the teaching of math, through of the análise multivariada | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Estatística e Modelagem Quantitativa | por |
dc.description.resumo | A busca por melhores níveis de qualidade no ensino vem crescendo a cada dia, a escola que deseja produzir qualidade deve primeiramente conhecer as necessidades dos seus clientes. Este trabalho busca identificar as variáveis que melhor influenciam na qualidade do ensino, contribuindo para melhorias nas atividades de professores da disciplina de matemática de escolas públicas e particulares da cidade de Alegrete - RS. O desenvolvimento do trabalho constitui-se de pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem quantitativa. Para coleta de informações, utilizou-se questionários fechados, aplicados em duas etapas, que buscavam investigar a percepção dos alunos em relação ao ensino-aprendizagem da disciplina de matemática. Para análise dos dados, recorreu-se às ferramentas da análise multivariada, entre elas, a análise fatorial e a análise de agrupamento, possibilitando identificar, segundo a percepção dos alunos, as variáveis mais significativas do conjunto original. Na primeira etapa da avaliação, foi possível destacar cinco variáveis, segundo a ordem de importância das mesmas: aulas estimulantes, clareza do professor, relevância dos exemplos, comunicação direta e facilidade de tomar apontamentos. Da mesma forma, na segunda etapa da avaliação foram destacadas seis variáveis: eficiência da avaliação, interesse do aluno, preparação do professor, temas atuais de investigação, pontualidade do professor e preparação para provas. O professor da disciplina de matemática deve direcionar suas atenções para as variáveis acima destacadas, com o objetivo de aprimorar suas atividades, colaborando para o alcance de melhores níveis de qualidade no ensino. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |