As aproximações e distanciamentos entre a gestão escolar no ensino médio e as culturas juvenis
Resumen
A gestão escolar evidencia-se na dinâmica organizacional das relações entre os sujeitos do processo educacional,
para direcionar as ações pedagógicas. Em um dos níveis da educação escolar, o Ensino Médio, as culturas jovens
se mesclam com seus pares, interagem com a comunidade escolar e, também, se apresentam no mundo atual em
incertezas de perspectivas futuras. A partir dessa problemática, este estudo objetivou investigar sobre a gestão
escolar no Ensino Médio da “Escola Pública em Busca dos Saberes” e sua aproximação com a cultura juvenil,
dos turnos da manhã e da noite. Esta investigação teve como base o enfoque qualitativo e tipo assumido de
pesquisa foi o estudo de caso. Os participantes foram três professoras gestoras, sendo uma diretora e duas vicediretoras
dos turnos manhã e noite da Escola Pública em Busca dos Saberes. O instrumento utilizado para a
coleta de informações foi uma entrevista semi-estruturada, a qual foi gravada, transcrita e, posteriormente
interpretada através da análise de conteúdo. Concluímos que as perspectivas futuras para a cultura juvenil são permeadas pelas imposições sociais identificadas, principalmente, na economia globalizada, que restringe a oferta de empregos e em contrapartida a inserção dos jovens no mercado de trabalho. A educação voltada para o diálogo exige o compromisso social e moral dos gestores, professores e funcionários, assim os alunos
desenvolvem um sentimento de importância e respeito e, em contrapartida, pela escola, que se refaz em sua capacidade de transformação e adaptação às imposições que as políticas educacionais e sociais projetam para sua atuação na comunidade.
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- Gestão Educacional [294]
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