dc.contributor.advisor | Baptaglin, Leila Adriana | |
dc.creator | Siqueira, Marce Elena Wolpato | |
dc.date.accessioned | 2019-07-11T15:35:17Z | |
dc.date.available | 2019-07-11T15:35:17Z | |
dc.date.issued | 2010-05-28 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17412 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The present paper is a discussion on the process of teacher education and how it
operates through its pedagogical practice in the context of school management.
Therefore, it aims at understanding teachers’ scope on the teaching done by
identifying the educational practices managed by them and its impact on teaching
and learning process. We opted for a field research of a qualitative sort with the use
of questionnaires with four State, Municipal and Federal teachers in Santa Maria -
RS. These questionnaires were proposed in order to understand these four teachers
according to their process of teacher education as a manager, as this has been
working and carrying forward the changes present in the context of school
management. We realized that the teacher seeks to change its profile, according to
the globalized and knowledge needs, finding administrative and individual barriers to
the achievement, however, it seeks to be constantly involved and committed to the democratic school management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Professor gestor | por |
dc.subject | Gestão escolar democrática | por |
dc.subject | Processo de ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Manager teacher | eng |
dc.subject | Democratic school management | eng |
dc.subject | Teaching and learning | eng |
dc.title | O professor gestor: compreensões e desafios | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata do processo de formação do professor e de como este
atua através da sua prática pedagógica no contexto da gestão escolar. Busca assim,
compreender a visão dos professores, diante do fazer pedagógico, identificando as
práticas educacionais geridas pelos mesmos e sua repercussão no processo de
ensino aprendizagem. Optamos por uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo
com a utilização de questionários, com 4 professores das redes Estadual, Municipal
e Federal de Santa Maria – RS. Estes questionários buscaram ver o entendimento
destes 4 professores acerca do processo de formação do professor gestor, como
este vem se portando e atuando frente as modificações presentes no contexto da
gestão escolar. Percebemos com isso, que o professor procura mudar o seu perfil,
segundo a necessidade da sociedade globalizada e do conhecimento, encontrando
barreiras administrativas e pessoais em sua realização, contudo, procura estar
constantemente envolvido e comprometimento para com a gestão escolar
democrática. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |