Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaptaglin, Leila Adriana
dc.creatorSiqueira, Marce Elena Wolpato
dc.date.accessioned2019-07-11T15:35:17Z
dc.date.available2019-07-11T15:35:17Z
dc.date.issued2010-05-28
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17412
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe present paper is a discussion on the process of teacher education and how it operates through its pedagogical practice in the context of school management. Therefore, it aims at understanding teachers’ scope on the teaching done by identifying the educational practices managed by them and its impact on teaching and learning process. We opted for a field research of a qualitative sort with the use of questionnaires with four State, Municipal and Federal teachers in Santa Maria - RS. These questionnaires were proposed in order to understand these four teachers according to their process of teacher education as a manager, as this has been working and carrying forward the changes present in the context of school management. We realized that the teacher seeks to change its profile, according to the globalized and knowledge needs, finding administrative and individual barriers to the achievement, however, it seeks to be constantly involved and committed to the democratic school management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfessor gestorpor
dc.subjectGestão escolar democráticapor
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagempor
dc.subjectManager teachereng
dc.subjectDemocratic school managementeng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.titleO professor gestor: compreensões e desafiospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho trata do processo de formação do professor e de como este atua através da sua prática pedagógica no contexto da gestão escolar. Busca assim, compreender a visão dos professores, diante do fazer pedagógico, identificando as práticas educacionais geridas pelos mesmos e sua repercussão no processo de ensino aprendizagem. Optamos por uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo com a utilização de questionários, com 4 professores das redes Estadual, Municipal e Federal de Santa Maria – RS. Estes questionários buscaram ver o entendimento destes 4 professores acerca do processo de formação do professor gestor, como este vem se portando e atuando frente as modificações presentes no contexto da gestão escolar. Percebemos com isso, que o professor procura mudar o seu perfil, segundo a necessidade da sociedade globalizada e do conhecimento, encontrando barreiras administrativas e pessoais em sua realização, contudo, procura estar constantemente envolvido e comprometimento para com a gestão escolar democrática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto