Relação escola, família e políticas públicas no município de Constantina - RS
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Data
2009-08-07Autor
Schorn, Elisandra de Almeida
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Temos como objetivo geral investigar a eficácia do programa Bolsa Família
para o crescimento educacional dos educandos de escolas públicas do município de
Constantina/RS. Com educação de qualidade e cidadãos com dignidade assegurada
por suas próprias ações, é que buscamos responder aos objetivos deste trabalho:
mapear as famílias beneficiadas com o programa Bolsa Família, nas escolas
municipais de ensino fundamental da cidade de Constantina; diferenciar as funções
sociais da escola e da família na vida do educando através de questionários junto às
mesmas estabelecendo relações com as políticas públicas federais de incentivo a
educação (Bolsa Família); relacionar informações recolhidas no questionário sobre o
recebimento do auxílio e investimento dos mesmos por parte das famílias. Para
respondermos aos objetivos propostos optamos por uma perspectiva qualitativa
sendo a pesquisa tipo estudo de caso, no cruzamento de dados e informações
possa ser delineada o porquê a escola está tendo crise de identidade, assumindo
funções que seriam da família. Tendo assim relevância científica e social, pois,
envolve os aspectos das Políticas Públicas de incentivo a educação e da Gestão
Educacional. As famílias esperam da escola um processo de educação completa, a
escola espera da família um comprometimento na caminhada escolar do educando. E
ambas procuram uma educação de qualidade e cidadãos com dignidade assegurada
por suas próprias ações, dentro da concepção de sociedade que se quer, fazendo
parte de uma educação que necessita de transformações urgentes e de Gestores
capacitados para enfrentar essas situações.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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