dc.contributor.advisor | Ourique, Maiane Liana Hatschbach | |
dc.creator | Scarparo, Cleide de Fátima Gomes | |
dc.date.accessioned | 2019-07-12T11:42:16Z | |
dc.date.available | 2019-07-12T11:42:16Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17418 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The challenges to both decode the needs of the school management as the actions
of teachers are quite large. Accordingly, we must prioritize the learning process and
have the supervisor as a walk in the educational process, demystify, therefore, the
role of "supervisory" and "controller". The figure of the mediator, the school seeks a
supervisor collective pedagogical practice in which educators can understand and
build healthy relationships together to learn and teach, and trigger, in educational
administration, possible changes that will alleviate problems in the field of education.
This work aims to enlarge, more cohesive and mediator, the line between the
processes of teaching-learning and performance in the school supervisor. Thus, this
project becomes crucial in this scenario and also of great value to the academic process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Coletivo | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Gestão democrártica | por |
dc.subject | Collective | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | Supervisão escolar: atuação com responsabilidade | por |
dc.title.alternative | Education supervision: performance with responsibility | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Os desafios de decodificar as necessidades tanto da gestão escolar quanto
das ações dos docentes são bastante grandes. Nesta perspectiva, é preciso
priorizar o processo de aprendizagem e ter o supervisor como parceiro na
caminhada do processo educativo, desmistificando, assim, o papel de “fiscalizador”
e “controlador”. Na figura do mediador, o supervisor escolar visa uma prática
pedagógica coletiva, na qual os educadores possam compreender e construir juntos
saudáveis relações de aprender e ensinar, bem como desencadear, no processo
administrativo educacional, possíveis mudanças que venham a amenizar situações
problemáticas no campo da educação. Este trabalho tem a finalidade de ampliar, de
forma mais coesa e mediadora, a sintonia entre os processos de
ensino-aprendizagem e a atuação responsável do supervisor escolar. Sendo assim,
este projeto torna-se fundamental neste cenário e de grande valia também para o
processo acadêmico. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |