Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOurique, Maiane Liana Hatschbach
dc.creatorScarparo, Cleide de Fátima Gomes
dc.date.accessioned2019-07-12T11:42:16Z
dc.date.available2019-07-12T11:42:16Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17418
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe challenges to both decode the needs of the school management as the actions of teachers are quite large. Accordingly, we must prioritize the learning process and have the supervisor as a walk in the educational process, demystify, therefore, the role of "supervisory" and "controller". The figure of the mediator, the school seeks a supervisor collective pedagogical practice in which educators can understand and build healthy relationships together to learn and teach, and trigger, in educational administration, possible changes that will alleviate problems in the field of education. This work aims to enlarge, more cohesive and mediator, the line between the processes of teaching-learning and performance in the school supervisor. Thus, this project becomes crucial in this scenario and also of great value to the academic process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectColetivopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGestão democrárticapor
dc.subjectCollectiveeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleSupervisão escolar: atuação com responsabilidadepor
dc.title.alternativeEducation supervision: performance with responsibilityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoOs desafios de decodificar as necessidades tanto da gestão escolar quanto das ações dos docentes são bastante grandes. Nesta perspectiva, é preciso priorizar o processo de aprendizagem e ter o supervisor como parceiro na caminhada do processo educativo, desmistificando, assim, o papel de “fiscalizador” e “controlador”. Na figura do mediador, o supervisor escolar visa uma prática pedagógica coletiva, na qual os educadores possam compreender e construir juntos saudáveis relações de aprender e ensinar, bem como desencadear, no processo administrativo educacional, possíveis mudanças que venham a amenizar situações problemáticas no campo da educação. Este trabalho tem a finalidade de ampliar, de forma mais coesa e mediadora, a sintonia entre os processos de ensino-aprendizagem e a atuação responsável do supervisor escolar. Sendo assim, este projeto torna-se fundamental neste cenário e de grande valia também para o processo acadêmico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto