A inclusão da temática etnico - racial nas escolas da rede municipal de Fortaleza: o olhar docente sobre a implementação da lei 10.639/2003
Fecha
2009-08-08Autor
Sousa, Antonio Vilamarque Carnaúba de
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Esta pesquisa visa traçar um panorama sobre o cumprimento da Lei 10.639/2003,
que tornou obrigatório o ensino para as relações étnico-raciais e de conteúdos
relacionados à história e cultura africana e afro-brasileira em todos os níveis e
modalidades da educação básica, nas escolas da rede pública. Busca-se verificar
junto aos docentes, como estes se situam em relação às questões pontuadas pelas
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, que
complementou e regulamentou a presente lei, e que serviram de referencial teórico
para as discussões ora propostas. Contou-se ainda com investigações que são tema
de debate referendados por Cavalleiro, Gomes, Silva, Pantoja e Marcon. Foram
aplicadas 13 questões de múltipla escolha a professores da rede municipal de
Fortaleza/CE entre setembro/outubro de 2007. A seguir realizou-se uma análise
qualitativa buscando perceber a ação pedagógica desses docentes em relação ao
cumprimento da Lei, cujas respostas apontam para um efetivo comprometimento
desses profissionais com as questões mais agudas das relações étnico-raciais nas
escolas, embora a formação inicial e continuada, a disponibilidade ou acesso a
bibliografia e materiais pedagógicos e o apoio da Secretaria Municipal ainda sejam
dificuldades que se impõe para a obtenção de resultados mais visíveis e
significativos. Ressalta-se que a simples incorporação das temáticas relacionadas
ao tema por si só não altera muito o panorama das relações raciais no interior da
escola. Tratar das questões raciais na escola deve ir além das simples transmissão
de conteúdos, requer o repensar das relações pessoais entre todos os sujeitos que
fazem a escola.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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