dc.contributor.advisor | Tonini, Andréa | |
dc.creator | Sabadin, Noeli Rigo | |
dc.date.accessioned | 2019-07-12T12:23:59Z | |
dc.date.available | 2019-07-12T12:23:59Z | |
dc.date.issued | 2009-08-07 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17421 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | In front of the rules of public policy and the pursuit of quality education for all, It
is fundamental issue of inclusive education. With this research looked to investigate
which the challenges faced by teachers and school administrators of a municipal lace
from Constantina/RS, in front of this proposal, and identify the understanding by
these professionals on this topic, seeking grants for continuing education structure.
We chose studies this subject, because it’s possible study with more specific
detailing of the elements investigated. It was studied performed semi-structured
interviews with teachers and administrators of the school concerned. According to
the search results we find that the respondents understand the basic principles of
inclusive education and its importance. Among the main challenges can be found
citing the lack of such professionals to work with differences. Facing this is the
fundamental structure of continuing education so that teachers and administrators to
explain their difficulties, reflect on their practice, acquire more knowledge and then
help in the delivery of quality education for all students, enriching the differences in each one. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Public policy | eng |
dc.subject | Inclusive education | eng |
dc.subject | Continuing education | eng |
dc.title | Educação inclusiva e formação continuada: relações necessárias | por |
dc.title.alternative | Inclusive education and continuing education: necessary relations | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Diante da regulamentação de políticas públicas e da busca de uma educação
de qualidade para todos, é fundamental tratar da temática da educação inclusiva.
Com esta pesquisa procurou-se investigar quais os desafios enfrentados pelos
professores e gestores de uma escola da rede municipal de Constantina/RS, diante
desta proposta, bem como identificar o entendimento por parte desses profissionais
sobre essa temática, buscando subsídios para estruturar a formação continuada.
Optou-se pelo Estudo de Caso, pois permite um detalhamento mais específico dos
elementos pesquisados. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com
professores e gestores da escola em questão. De acordo com os resultados da
pesquisa percebe-se que os entrevistados entendem os princípios básicos da
educação inclusiva e sua importância. Dentre os principais desafios encontrados
pode-se citar o despreparo desses profissionais para trabalhar com as diferenças.
Diante disto, é fundamental a estruturação de formação continuada para que os
professores e gestores possam expor suas dificuldades, refletir sobre suas práticas,
adquirir mais conhecimentos e, assim, auxiliar no oferecimento de educação de
qualidade para todos os alunos, valorizando as diferenças de cada um. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |