Reforma, expansão e renovação da universidade pública: um estudo de caso CESNORS
Resumo
Este trabalho trata das atuais políticas públicas para acesso à educação
superior, em especial à universidade pública, através do programa de expansão do
Governo Lula. A pesquisa teve a intenção de compreender a dinâmica dos
momentos dessa expansão através de alguns dos principais fatores sociais,
políticos, econômicos e culturais, que contribuíram na criação de um centro de
educação da Universidade Federal de Santa Maria na região norte do interior do RS,
composto por um campus no município de Frederico Westphalen e outro campus no
município de Palmeira das Missões. Este centro é aqui objeto de estudo de caso, na
medida em que apresenta a realidade local legítima e integra, desde o início do
projeto do Governo Lula, a meta dessa expansão nacional da universidade pública
de atingir 30% da população de estudantes universitários de 18 a 24 anos. Com a
perspectiva do referido centro e seus campi, observa-se o cumprimento de promover
o acesso às vagas para educação superior, reconhecendo o papel estratégico
externo da universidade pública para o desenvolvimento econômico, social e
cultural. Neste intervalo de tempo, segundo levantamento de dados coletados por
instrumentos de gestão universitária, problemas internos como permanência de
alunos, alimentação, moradia, bolsas de estudo, entre outros, são alguns
indicadores que evidenciam que essa realidade de expansão causa esperanças e
inseguranças na comunidade universitária para garantir a qualidade de seus
serviços, pois seu ritmo acelerado não oportunizou espaços democráticos de
discussões para entendê-la como projeto de reformar e renovar a universidade
pública.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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