dc.contributor.advisor | Freitas, Soraia Napoleão | |
dc.creator | Costa, Ângela Regina Pires | |
dc.date.accessioned | 2019-07-15T13:00:31Z | |
dc.date.available | 2019-07-15T13:00:31Z | |
dc.date.issued | 2007-10-22 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17431 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | This article is a result of a search conducted at the level of specialization,
"Special Education-Deficit Cognitivo and Education of the Deaf." The objectives of
this article dealing with verifying public policies of Special Education of the Borough
of San Borja / RS and the stock inclusive education implemented by the Secretary of
Education and meet international policies, national and local guaranteeing the right to
education for people with needs special education, and check public policies of the
municipality of Special Education and identify actions educational inclusive
implementas by the Secretary of Education. The work is a reading of legislation
concerning the development of special education, starting by the Declaration of
Salamanca/1994 internationally, Constitution Federal/88 and Law of Guidelines and
Bases/96 nationally and Organic Law Municipal/1991 and Plan Career of the
Magisterium Public Municipal/1990. The methodology used was desk research, he is
a careful reading of the documents located seeking public policies relating to this
type of education. The actions taken by the council show that much has been done
but there is still a long way to be traveled, it can also be observed that at the
municipal level, little is recorded on the actions implemented by the Secretary of
Education. As results may be pointing that the Special Education now is viewed with
a perspective of inclusion, teachers are receiving training and assistance of the
multidisciplinary team. The special education classes no longer exist, and the Special
School serves only those more severe cases that the common school still does not
feel able to take and the halls of resources are well equipped and running in most
municipal schools. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Legislação | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Legislation | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.title | Políticas públicas e o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema municipal de ensino de São Borja/RS | por |
dc.title.alternative | Public policies and the process of inclusion students with special educational needs the system of teaching in municipal São Borja | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | São Borja, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos | por |
dc.description.resumo | Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada em nível de
especialização, em “Educação Especial – Déficit Cognitivo e Educação de Surdos”.
Os objetivos deste artigo tratam de verificar as políticas públicas de Educação
Especial do Município de São Borja/RS e as ações educacionais inclusivas
implementadas pela Secretaria de Educação e conhecer as políticas internacionais,
nacionais e locais que asseguram o direito à educação para as pessoas com
necessidades educacionais especiais, bem como verificar as políticas públicas de
Educação Especial do município e identificar as ações educacionais inclusivas
implementas pela Secretaria de Educação. O trabalho faz uma releitura da
legislação referente a evolução da educação especial, começa-se pela Declaração
de Salamanca/1994 a nível internacional, Constituição Federal/88 e Lei de Diretrizes
e Bases/96 a nível nacional e Lei Orgânica Municipal/1991 e Plano de Carreira do
Magistério Público Municipal/1990. A metodologia utilizada foi de pesquisa
documental, fez-se uma leitura criteriosa dos documentos buscando situar as
políticas públicas relativas a esta modalidade de ensino. As ações implementadas
pelo município demonstram que muito foi feito, mas que ainda há um longo caminho
a ser percorrido, também pode-se observar que a nível municipal, pouco se registrou
sobre as ações implementadas pela Secretaria de Educação. Como resultados
pode-se apontar que a Educação Especial agora é vista com uma perspectiva de
inclusão, os professores estão recebendo formação e auxílio da equipe
multidisciplinar. As classes de educação especial não existem mais, e a Escola
Especial atende somente aqueles casos mais severos que a escola comum ainda
não se sente capaz de assumir e as salas de recursos estão bem equipadas e
funcionando na maioria das escolas municipais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |