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dc.contributor.advisorFreitas, Soraia Napoleão
dc.creatorCosta, Ângela Regina Pires
dc.date.accessioned2019-07-15T13:00:31Z
dc.date.available2019-07-15T13:00:31Z
dc.date.issued2007-10-22
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17431
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.por
dc.description.abstractThis article is a result of a search conducted at the level of specialization, "Special Education-Deficit Cognitivo and Education of the Deaf." The objectives of this article dealing with verifying public policies of Special Education of the Borough of San Borja / RS and the stock inclusive education implemented by the Secretary of Education and meet international policies, national and local guaranteeing the right to education for people with needs special education, and check public policies of the municipality of Special Education and identify actions educational inclusive implementas by the Secretary of Education. The work is a reading of legislation concerning the development of special education, starting by the Declaration of Salamanca/1994 internationally, Constitution Federal/88 and Law of Guidelines and Bases/96 nationally and Organic Law Municipal/1991 and Plan Career of the Magisterium Public Municipal/1990. The methodology used was desk research, he is a careful reading of the documents located seeking public policies relating to this type of education. The actions taken by the council show that much has been done but there is still a long way to be traveled, it can also be observed that at the municipal level, little is recorded on the actions implemented by the Secretary of Education. As results may be pointing that the Special Education now is viewed with a perspective of inclusion, teachers are receiving training and assistance of the multidisciplinary team. The special education classes no longer exist, and the Special School serves only those more severe cases that the common school still does not feel able to take and the halls of resources are well equipped and running in most municipal schools.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectLegislaçãopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectLegislationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.titlePolíticas públicas e o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema municipal de ensino de São Borja/RSpor
dc.title.alternativePublic policies and the process of inclusion students with special educational needs the system of teaching in municipal São Borjaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSão Borja, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdospor
dc.description.resumoEste artigo é resultado de uma pesquisa realizada em nível de especialização, em “Educação Especial – Déficit Cognitivo e Educação de Surdos”. Os objetivos deste artigo tratam de verificar as políticas públicas de Educação Especial do Município de São Borja/RS e as ações educacionais inclusivas implementadas pela Secretaria de Educação e conhecer as políticas internacionais, nacionais e locais que asseguram o direito à educação para as pessoas com necessidades educacionais especiais, bem como verificar as políticas públicas de Educação Especial do município e identificar as ações educacionais inclusivas implementas pela Secretaria de Educação. O trabalho faz uma releitura da legislação referente a evolução da educação especial, começa-se pela Declaração de Salamanca/1994 a nível internacional, Constituição Federal/88 e Lei de Diretrizes e Bases/96 a nível nacional e Lei Orgânica Municipal/1991 e Plano de Carreira do Magistério Público Municipal/1990. A metodologia utilizada foi de pesquisa documental, fez-se uma leitura criteriosa dos documentos buscando situar as políticas públicas relativas a esta modalidade de ensino. As ações implementadas pelo município demonstram que muito foi feito, mas que ainda há um longo caminho a ser percorrido, também pode-se observar que a nível municipal, pouco se registrou sobre as ações implementadas pela Secretaria de Educação. Como resultados pode-se apontar que a Educação Especial agora é vista com uma perspectiva de inclusão, os professores estão recebendo formação e auxílio da equipe multidisciplinar. As classes de educação especial não existem mais, e a Escola Especial atende somente aqueles casos mais severos que a escola comum ainda não se sente capaz de assumir e as salas de recursos estão bem equipadas e funcionando na maioria das escolas municipais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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