dc.contributor.advisor | Oliveira, Oséias Santos de | |
dc.creator | Silva, Maria Saraiva da | |
dc.date.accessioned | 2019-07-15T14:21:57Z | |
dc.date.available | 2019-07-15T14:21:57Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17438 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This work is developed from the personal perspective of the author, who entered as educator, in a
peripheral community in the city of Fortaleza/CE, sees possibilities for transforming the socioeducational
reality and presents the proposal of the project Pintando o Sete e Fazendo Arte na Escola
as a tool for qualification of the educational and cultural activities within the community. Initially, it
seeks to establish, through the theoretical contributions, a dialogue around the concepts of education,
culture and cultural diversity, bringing them to understand their role in the boundaries and in the
building of a society where the value of life and the human expression in all its dimensions are factors
that contribute to the transformation of the deficit social reality. Later, it seeks to situate the context
where the analysis is made, with the presentation of its cultural, economic and social features and
especially those related to its education system. At this point of the work, is also presented the project
that supports the reflections that comes in the final chapter, when the educators and the political
element express viewpoints about the relevance of a cultural project in the context of a community
exposed to all kinds of social inequalities. The contribution of this research is focused not only on the
finding the precariousness that emerges from the community, but a project is proposed, which found
echo in the community and in the government, will allow the construction of a space for the exercise of
the citizenship and to improve the condition of life of individuals that integrate it, especially children
and adolescents. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.subject | Diversidade cultural | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Culture | eng |
dc.subject | Cultural diversity | eng |
dc.subject | Citizenship | eng |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.title | Múltiplos olhares de gestores educacionais sobre uma realidade social culturalmente deficitária: o projeto Pintando o Sete e Fazendo Arte na Escola | por |
dc.title.alternative | Multiple looks of educational managers about a culturally deficit social reality: the project Pintando o Sete e Fazendo Arte na Escola | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho desenvolve-se a partir da perspectiva pessoal da autora, que inserida enquanto
educadora, num contexto comunitário periférico, no município de Fortaleza/CE, vislumbra
possibilidades de transformação da realidade sócio-educacional e apresenta a proposta do Projeto
Pintando o Sete e Fazendo Arte na Escola como um instrumento de qualificação das ações
educativas e culturais no âmbito da comunidade. Inicialmente, busca-se estabelecer, através dos
aportes teóricos, um diálogo em torno dos conceitos de educação, cultura e diversidade cultural,
aproximando-os de modo a compreender o papel destes na delimitação e construção de uma
sociedade onde a valorização da vida e da expressão humana, em todas as suas dimensões sejam
fatores que contribuam para a transformação da realidade social deficitária. Posteriormente, busca-se
situar o contexto onde se efetiva a análise, com apresentação de suas características culturais,
econômicas, sociais e especialmente as que dizem respeito ao seu sistema de ensino. Neste ponto
do trabalho, apresenta-se ainda o projeto que dá suporte às reflexões de que trata o capítulo final,
quando educadores e elemento político expressam compreensões sobre a relevância de um projeto
cultural para o contexto de uma comunidade exposta a todo tipo de desigualdades sociais. A
contribuição desta investigação não centra-se apenas na constatação de precariedades que
emergem do contexto da comunidade, mas propõe um projeto, que encontrando eco na comunidade
e no poder público, possibilitará a construção de um espaço para o exercício da cidadania e para a
melhor condição de vida dos sujeitos que a integram, em especial de crianças e adolescentes. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |