dc.contributor.advisor | Matté, Volnei Antônio | |
dc.creator | Farias, Edson Luis Silva | |
dc.date.accessioned | 2016-06-20T14:07:14Z | |
dc.date.available | 2016-06-20T14:07:14Z | |
dc.date.issued | 2009-09-30 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1744 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This article aims to focus on aspects related to the current use of communications technology,
teachers of history public school in the city of Santana do Livramento and through the pilot project
movies on mobile, "which encouraged students in his character builder, focusing on the learning of
regional history, through research, analyze common themes of economic and social construction of
the city of Santana do Livramento. The article sought to highlight the use of communication
technologies for development and advancement of learning history, in order to "lead the student of
history the historian's main premise is that its character as a researcher and argumentative" and
insight to design and use of new trends technology in teaching and learning, mediated by new
technologies. Faced with this reality comes the need to propose a reflection on the importance of
adequately exploit information technology and communication in the classroom, for the realization
of a class dynamic and interesting project resulting in a unique and innovative aspects in students
and teachers in city of Santana do Livramento. This project involved 06 elementary schools in the
public Municipal and State St. Anne of Deliverance, where students from the 5th to 8th grade for a
total of 60 students participated by creating movies using technology as a resource the phone. This
project was proposed themes exploration of the historical city, and for this the students involved in
the task along with the teachers were trained through lectures scheduled to be fully aware of the
standards and rules in the regulation of the project. Of those involved in the judging committee,
made up of professionals in film, art and culture pre-selected 21 films, with 10 of these reached the
final and were presented at the cinema in the city of St. Anne's Deliverance in assessing the
community and awards. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Estudo de história | por |
dc.subject | Filmes | por |
dc.subject | Celulares | por |
dc.title | As tecnologias da comunicação e informação e o ensino de história | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo enfocar os aspectos relacionados ao atual uso das tecnologias da comunicação, pelos professores de história da Rede Pública Estadual do Município de Santana do Livramento bem como através do projeto piloto "filmes em celular", que incentivara nos alunos seu caráter construtor, enfocando o aprendizado de história regional, atraves da pesquisa, analise de temas comuns da construção economica e social da cidade de Santana do Livramento. O referido artigo procurou evidenciar uso das tecnologias da comunicação para elaboração e desenvolvimento do aprendizado de história, visando "provocar no aluno a premissa principal do historiador que é seu caráter de pesquisador e questionador 'bem como projetar a introspecção e utilização das novas tendências tecnológicas no ensino-aprendizagem, mediadas pelas novas tecnologias. Diante desta realidade surge a necessidade de propor uma reflexão sobre a importância de se explorar adequadamente as tecnologias de informação e comunicação em sala de aula, para a efetivação de uma aula dinâmica e interessante resultando em um projeto impar e inovador nos aspectos discentes e docentes na cidade de Santana do Livramento. O referido projeto envolveu 06 escolas de Ensino Fundamental da rede pública Municipal e Estadual de Santana do Livramento, onde os alunos de 5ª a 8ª séries num total de 60 alunos, participaram através da criação de filmes utilizando como recurso tecnológico o celular. Este projeto teve como temas propostos a exploração dos pontos históricos do Município, sendo que para isso os alunos envolvidos na tarefa juntamente com os professores foram capacitados através de palestras programadas para tomarem conhecimento das normas e regras constantes no regulamento do projeto. Destes envolvidos a comissão julgadora, formada por profissionais da área cinematográfica, arte e cultura pré-selecionou 21 filmes, sendo que 10 destes chegaram a final e os foram apresentados no cinema do município de Santana do Livramento para apreciação da comunidade e premiação. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |