dc.contributor.advisor | Weber, Liane de Souza | |
dc.creator | Seltenreich, Mariléia Patrícia | |
dc.date.accessioned | 2019-07-16T12:07:25Z | |
dc.date.available | 2019-07-16T12:07:25Z | |
dc.date.issued | 2010-06-12 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17455 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This paper seeks to investigate the most appropriate pedagogical proposals for
environmental education can educate citizens aware of their responsibility to the
future of the planet. To this end a literature search was conducted, beginning with a
brief history on the evolution of the environmental issue, concept of environmental
citizenship, environmental education and training of citizens, environmental issues
and knowledge building integrated / interdisciplinary and pedagogical proposals for
Environmental Education . Then it was done through a case study of research with
questionnaires to students and teachers of the State School High School Agostina
Dill, located in the city of Condor/RS. After the research was an analysis between
practice and academic literature in order to ascertain whether the methodology
adopted by the school is effective in the formation of citizens. This comparison
provided the verification that the school has adopted an excellent method searched
for Environmental Education: the pedagogy of projects, with positive results
regarding the formation of citizens, however, some problems related to the effective,
and beyond the control of the school, do not allow the project to be working as
planned, undermining the continuity of the project and the results expected by the school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Conscientização ambiental | por |
dc.subject | Pedagogia de projetos | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | eng |
dc.subject | Propostas pedagógicas | por |
dc.subject | Environmental awareness | eng |
dc.subject | Projects pedagogy | eng |
dc.subject | Interdisciplinary | eng |
dc.subject | Pedagogical proposals | eng |
dc.title | Educação ambiental: entre a teoria e a formação da cidadania | por |
dc.title.alternative | Environmental education: between theory and formation of citizens | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho procura investigar quais as propostas pedagógicas mais adequadas
para que a Educação Ambiental consiga formar cidadãos conscientes de sua
responsabilidade para com o futuro do Planeta. Para isso foi realizada uma pesquisa
bibliográfica, iniciando por um breve histórico sobre a evolução da questão
ambiental, conceito de cidadania ambiental, a Educação Ambiental e a formação de
cidadãos, a problemática ambiental e a construção do conhecimento
integrado/interdisciplinar e Propostas Pedagógicas para a Educação Ambiental. Em
seguida, foi feito um estudo de caso através de pesquisa com aplicação de
questionários aos alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Médio
Agostinha Dill, localizada na cidade de Condor/RS. Após a pesquisa foi feita uma
análise entre a prática escolar e a pesquisa bibliográfica, a fim de constatar se a
metodologia adotada pela escola é eficaz na formação de cidadãos. Tal comparativo
proporcionou a verificação de que a escola pesquisada adotou um método excelente
para a Educação Ambiental: a pedagogia de projetos, apresentando resultados
positivos com relação à formação de cidadãos, porém, alguns problemas
relacionados ao efetivo, e que fogem do controle da escola, não permitem que o
projeto seja trabalhado conforme o planejamento, prejudicando a continuidade do
projeto e os resultados esperados pela escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |