Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWeber, Liane de Souza
dc.creatorSeltenreich, Mariléia Patrícia
dc.date.accessioned2019-07-16T12:07:25Z
dc.date.available2019-07-16T12:07:25Z
dc.date.issued2010-06-12
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17455
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis paper seeks to investigate the most appropriate pedagogical proposals for environmental education can educate citizens aware of their responsibility to the future of the planet. To this end a literature search was conducted, beginning with a brief history on the evolution of the environmental issue, concept of environmental citizenship, environmental education and training of citizens, environmental issues and knowledge building integrated / interdisciplinary and pedagogical proposals for Environmental Education . Then it was done through a case study of research with questionnaires to students and teachers of the State School High School Agostina Dill, located in the city of Condor/RS. After the research was an analysis between practice and academic literature in order to ascertain whether the methodology adopted by the school is effective in the formation of citizens. This comparison provided the verification that the school has adopted an excellent method searched for Environmental Education: the pedagogy of projects, with positive results regarding the formation of citizens, however, some problems related to the effective, and beyond the control of the school, do not allow the project to be working as planned, undermining the continuity of the project and the results expected by the school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConscientização ambientalpor
dc.subjectPedagogia de projetospor
dc.subjectInterdisciplinaridadeeng
dc.subjectPropostas pedagógicaspor
dc.subjectEnvironmental awarenesseng
dc.subjectProjects pedagogyeng
dc.subjectInterdisciplinaryeng
dc.subjectPedagogical proposalseng
dc.titleEducação ambiental: entre a teoria e a formação da cidadaniapor
dc.title.alternativeEnvironmental education: between theory and formation of citizenseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Panambi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho procura investigar quais as propostas pedagógicas mais adequadas para que a Educação Ambiental consiga formar cidadãos conscientes de sua responsabilidade para com o futuro do Planeta. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica, iniciando por um breve histórico sobre a evolução da questão ambiental, conceito de cidadania ambiental, a Educação Ambiental e a formação de cidadãos, a problemática ambiental e a construção do conhecimento integrado/interdisciplinar e Propostas Pedagógicas para a Educação Ambiental. Em seguida, foi feito um estudo de caso através de pesquisa com aplicação de questionários aos alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Médio Agostinha Dill, localizada na cidade de Condor/RS. Após a pesquisa foi feita uma análise entre a prática escolar e a pesquisa bibliográfica, a fim de constatar se a metodologia adotada pela escola é eficaz na formação de cidadãos. Tal comparativo proporcionou a verificação de que a escola pesquisada adotou um método excelente para a Educação Ambiental: a pedagogia de projetos, apresentando resultados positivos com relação à formação de cidadãos, porém, alguns problemas relacionados ao efetivo, e que fogem do controle da escola, não permitem que o projeto seja trabalhado conforme o planejamento, prejudicando a continuidade do projeto e os resultados esperados pela escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto