Educação ambiental no contexto de acoes educativas para o ensino fundamental a partir de meio digital
Resumo
Este trabalho defende a Educação Ambiental no contexto de ações educativas para o
ensino fundamental, a partir do planejamento de banco de dados com temáticas ambientais e de
informática em meio digital. Com o projeto procurou-se trazer subsídios, a partir da pesquisa
bibliográfica destas temáticas, à futura montagem do meio digital, o qual propiciará aos
professores do Ensino Fundamental alternativas ao processo ensino-aprendizagem de Educação
Ambiental. Para melhor estruturar a apresentação, esta foi dividida em cinco capítulos. Este
projeto procura atenuar as seguintes questões: dificuldades que os professores têm em pesquisar,
preparar e trabalhar temas transversais (conforme a bibliografia citada); a aplicação de
ferramentas computacionais de Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino Fundamental;
nova realidade dos alunos e o aparato tecnológico que os influenciam a não aceitar mais o ensino
tradicional baseado em metodologias diretivas, que definem ‘desatualizadas’, sem criatividade e
sem tecnologias; alunos apresentam problemas disciplinares no convívio escolar (segundo a
bibliografia citada, e contatos informais com docentes do Ensino Fundamental local, em entrevista
direta), além da demora na implantação das tecnologias (informática e audiovisuais) nas escolas;
dificuldades dos professores em se adaptar à sua utilização, devido à falta de oferta de cursos de
formação e capacitação na área (pelos poderes públicos) e falta de previsão no Projeto Político
Pedagógico da escola dos meios à sua execução (recursos humanos, técnicos, físicos e
financeiros). Na revisão bibliográfica discorreu-se temas sobre: aprender, conhecer, concepções e
abordagens sobre aprendizagem; a Educação Ambiental (conceitos, diretrizes) e a sua inserção na
prática pedagógica; a Educação Ambiental e o ambiente virtual, a prática pedagógica com
mediação da informática, a interdisciplinaridade e a pedagogia de projetos; a formação e
capacitação dos professores frente as tecnologias (informática), a implantação e a aprendizagem
digital; as tecnologias (de informação e comunicação) e a educação no Brasil; o educador e a
inteligência artificial; a inserção da informática na educação e nas escolas públicas. Em materiais
e métodos mostra-se a pesquisa das temáticas ambientais a partir da análise do capítulo ‘materiais
e métodos’ das monografias do Curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental, sendo
complementadas com temáticas pesquisadas em bibliografia sobre a Educação Ambiental.
Verificou-se as temáticas desenvolvidas na educação formal e informal e a utilização de
questionário nos trabalhos. Nos resultados e discussões os dados obtidos revelaram as temáticas
mais abordadas, a preferência pelo ensino formal, e a utilização do instrumento questionário.
Elencou-se as temáticas de informática e ajudas que farão parte do meio digital. Mostrou-se a
análise de autores especializados sobre a contribuição da informática ao Ensino Fundamental com
ações educativas de Educação Ambiental, consideradas interativas, criativas e favoráveis à
interdisciplinaridade e uso pedagógico; e um anexo com as temáticas ambientais pesquisadas.
Finalizou-se com considerações e recomendações.
Coleções
- Educação Ambiental [191]
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