Mostrar registro simples

dc.creatorChristmann, Morgana
dc.date.accessioned2019-07-16T20:20:16Z
dc.date.available2019-07-16T20:20:16Z
dc.date.issued2015-07-08
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17469
dc.description.abstractTo study the inclusion of persons with disabilities incites one to reflect on health, given that health conditions can influence the development of learning. The aim of this study was better understand the inclusion process of students with Physical disabilities and motor impairments (DFM) in the regular school system, in order to contribute to the inclusion of these students considering their health as well as their disability. To address the objective, the non-probabilistic sample was composed of students with Physical disabilities and motor impairments (DFM), who studied from the 5th to the 9th grade, in the Municipal Education System of Santa Maria - RS, in 2014, as well as the parents of these students and also a teacher from each school. The research was carried out by a quantitative and qualitative exploratory approach, according to the assumptions of critical dialectical method. The instruments used were: an Interview Guide for Learning, Access and strategies of the DFM students for remaining in school, prepared by the researcher and applied to a teacher/educational coordinator, and two Interview Guides on Health Conditions and Student Learning with DFM consisting of open and closed questions. These questionnaires were applied to parents and students at different moments and times. The qualitative data analysis was performed through content analysis, and the quantitative data through the arithmetic average of frequency. Four categories were developed: Characteristics of the sample; Health condition, School and Learning Inclusion. It was concluded that students with DFM demonstrated difficulties related to the disability and learning with regard to mental health. However, physical health did not prove to be an impediment to learning, except in the case of students with physical disabilities of the upper limbs. Health and education are cross-cutting concepts in the discussion about learning.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectDeficiência físicapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectDisabilityeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectHealtheng
dc.titleA deficiência física e o processo de inclusão no ensino regular: justaposições das condições de saúde e aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEstudar a inclusão de pessoas com deficiência, incita a reflexão sobre a saúde, haja vista que as condições de saúde, podem influenciar o desempenho da aprendizagem. O objetivo geral do estudo foi: conhecer, como ocorre o processo de inclusão do aluno com deficiência física motora (DFM) na escola regular, com vistas a contribuir na inclusão destes estudantes considerando sua saúde e deficiência. Para contemplar o objetivo, a amostragem não probalística foi composta de alunos com deficiência física motora (DFM) e seus pais, que estudaram do 5° ao 9° ano, na rede Municipal de Ensino de Santa Maria-RS no ano de 2014, e ainda, um professor de cada escola. A pesquisa foi desenvolvida por meio da abordagem quanti-qualitativa, do tipo exploratório de acordo com os pressupostos do método dialético crítico. Os instrumentos utilizados foram: o Roteiro de Entrevista sobre Aprendizagem, acesso e estratégias de permanência do aluno DFM na escola elaborada pela pesquisadora e aplicado a um professor/coordenador educacional, e dois Roteiros de Entrevista sobre Condições de saúde e aprendizado do aluno com DFM, formado por perguntas abertas e fechadas, aplicado aos pais e aos alunos em diferentes momentos. A análise dos dados qualitativos foi realizada por meio da análise de conteúdo e os dados quantitativos por meio da média de frequência aritmética. Foram elaboradas quatro categorias: Características da amostra; Condição de saúde, Inclusão Escolar e Aprendizagem. Concluiu-se que os alunos com DFM demonstraram dificuldades relacionadas a deficiência e aprendizagem no que diz respeito a saúde mental, todavia a saúde física não mostrou impedimento para aprendizagem, exceto naqueles com deficiência física motora de membros superiores. A saúde e educação são conceitos transversais na discussão sobre a aprendizagem.por
dc.contributor.advisor1Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6934897603622261por
dc.contributor.referee1Frantz, Walter
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7587866174322323por
dc.contributor.referee2Pavão, Ana Cláudia Oliveira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7103505448590793por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4570229527508857por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International