dc.contributor.advisor | Biazus, Cláudio José | |
dc.creator | Vega, Maria Berenisse Schneider | |
dc.date.accessioned | 2019-07-17T14:53:32Z | |
dc.date.available | 2019-07-17T14:53:32Z | |
dc.date.issued | 2011-10-22 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17475 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | There is a growing digital learning resources available on the Internet for teachers to use them as an individual in their classes. How such resources are possibilities to innovate the teaching practice, the teacher make use of them for educational purposes and enjoy them as an opportunity to foster learning. This paper presents a bibliographical study with the primary aim to analyze and discuss the use of blogging as a tool for learning, planning, recording and dissemination of pedagogical practice in the school environment. Thus, there was literature on the subject studied and the development of a blog by the students of eighth grade, Escola Estadual de Ensino Fundamental Alfredo Saffi, in order to disseminate and interact with class work, especially in the discipline of Portuguese . From the analysis it appears that the teacher is committed to the challenge blog about the use of didactic teaching on relationships, and depends on his interest and motivation mediate the interaction and exchange of knowledge with students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Recursos digitais de aprendizagem | por |
dc.subject | Blog | eng |
dc.subject | Digital learning resources | eng |
dc.title | Blog na escola: construindo espaço de informação, interação e conhecimento | por |
dc.title.alternative | Blog at school: space building of information, interaction and knowledge | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três de Maio, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Existem cada vez mais recursos digitais de aprendizagem disponíveis gratuitamente na Internet para que professores os utilizem de forma personalizada em suas aulas. Como tais recursos são possibilidades de inovar a prática pedagógica, cabe ao professor fazer uso dos mesmos para fins educativos e aproveitá-los como uma oportunidade de propiciar aprendizagens. Neste artigo é apresentado um estudo bibliográfico com o objetivo principal de analisar e discutir a utilização do blog como instrumento de aprendizagem, planejamento, registro e divulgação da pratica pedagógica no ambiente escolar. Desta forma, realizou-se pesquisa bibliográfica acerca do assunto estudado e desenvolvimento de um blog pelos alunos da 8ª série, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Alfredo Saffi, com o objetivo de divulgar e interagir trabalhos da Classe, especialmente na disciplina de Língua Portuguesa. A partir da análise realizada constata-se que é compromisso do professor encarar o desafio quanto ao uso do blog nas relações didático pedagógicas, e depende do seu interesse e motivação mediar a interação e troca de conhecimentos com os alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |