dc.contributor.advisor | Felix, Glades Tereza | |
dc.creator | Tavares, Vera Maria Pazinato | |
dc.date.accessioned | 2019-07-17T15:56:55Z | |
dc.date.available | 2019-07-17T15:56:55Z | |
dc.date.issued | 2005-03-18 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17478 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | The main purpose of this work is to the introducing of a process of
School managment with sucess, in view of the professional experience in the
knoledge area related to the Portuguese Lunguage. With the acquired theorical
knoledge was search to perfect the educational walk, so that can offer more
refined and concrete actions at the reading and writing to the students of the
Basic Education. This experience provided the observaton of deep gaps, what
send us to investigate the contribution of this from the managment practises at
the educational doing, conditioning in chenge the criterion and the apply of
the pleasure for read and write of the student so he can understand this action
as something very pleasant and as part of the daily doing. Having this in view
the educational institution gets different from the family and from other social
institutions for doing a systematic job, planned and organized on the cientifics basis. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Educacional | por |
dc.subject | Profissional | por |
dc.subject | Língua portuguesa | por |
dc.subject | School managment | eng |
dc.subject | Educational | eng |
dc.subject | Professional | eng |
dc.subject | Portuguese language | eng |
dc.title | O ler e escrever nas séries iniciais: atuação dos gestores na aprendizagem | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação | por |
dc.description.resumo | A Contribuição desse trabalho é para a implantação de um processo de
Gestão Escolar com sucesso, visto a experiência profissional na área de
conhecimento relativo a Língua Portuguesa. Com o conhecimento teórico
adquirido se procurou aprimorar o andar pedagógico , para que se possa oferecer
ações mais apuradas e concretas na leitura e na escrita aos alunos de Ensino
Fundamental. Essa experiência propiciou a observação de profundas lacunas, o
que nos remete a investigar a contribuição disso a partir das práticas de gestão no
fazer escolar, condicionado ao mudar os critérios e a aplicabilidade do gosto pelo
ler e escrever do educando para que este, entenda essa ação como algo
prazeroso e, que faça parte do fazer diário. Visto isso, a instituição escolar
diferencia–se da família e das demais instituições sociais por realizar um trabalho
educacional sistemático, planejado e organizado sobre bases científicas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |