Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFelix, Glades Tereza
dc.creatorTavares, Vera Maria Pazinato
dc.date.accessioned2019-07-17T15:56:55Z
dc.date.available2019-07-17T15:56:55Z
dc.date.issued2005-03-18
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17478
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.por
dc.description.abstractThe main purpose of this work is to the introducing of a process of School managment with sucess, in view of the professional experience in the knoledge area related to the Portuguese Lunguage. With the acquired theorical knoledge was search to perfect the educational walk, so that can offer more refined and concrete actions at the reading and writing to the students of the Basic Education. This experience provided the observaton of deep gaps, what send us to investigate the contribution of this from the managment practises at the educational doing, conditioning in chenge the criterion and the apply of the pleasure for read and write of the student so he can understand this action as something very pleasant and as part of the daily doing. Having this in view the educational institution gets different from the family and from other social institutions for doing a systematic job, planned and organized on the cientifics basis.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducacionalpor
dc.subjectProfissionalpor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectSchool managmenteng
dc.subjectEducationaleng
dc.subjectProfessionaleng
dc.subjectPortuguese languageeng
dc.titleO ler e escrever nas séries iniciais: atuação dos gestores na aprendizagempor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducaçãopor
dc.description.resumoA Contribuição desse trabalho é para a implantação de um processo de Gestão Escolar com sucesso, visto a experiência profissional na área de conhecimento relativo a Língua Portuguesa. Com o conhecimento teórico adquirido se procurou aprimorar o andar pedagógico , para que se possa oferecer ações mais apuradas e concretas na leitura e na escrita aos alunos de Ensino Fundamental. Essa experiência propiciou a observação de profundas lacunas, o que nos remete a investigar a contribuição disso a partir das práticas de gestão no fazer escolar, condicionado ao mudar os critérios e a aplicabilidade do gosto pelo ler e escrever do educando para que este, entenda essa ação como algo prazeroso e, que faça parte do fazer diário. Visto isso, a instituição escolar diferencia–se da família e das demais instituições sociais por realizar um trabalho educacional sistemático, planejado e organizado sobre bases científicas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto