dc.contributor.advisor | Marquezan, Reinoldo | |
dc.creator | Teixeira, Sandra Helena Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2019-07-18T12:39:33Z | |
dc.date.available | 2019-07-18T12:39:33Z | |
dc.date.issued | 2010-09-17 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17486 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão de Organizações Bancárias, RS, 2004. | por |
dc.description.abstract | In the last decades the teaching in the country lived transformations that
culminated in reforms in the ambit federal, state and municipal. The educational
scenery of the country was transformed starting from the decentralization of the
education system, as well as, for the democratization of the school administration,
that promoted significant progresses for the educational context. Among these
progresses they can be mentioned: the autonomy of the school in the control of the
financial resources, the involvement of all the segments that you/they are part of the
school in the process of electric outlet of decision, the implantation of the School
Council, among others. This research monografic has as objective to do an approach
on the Administration Participative in the context of the changes of the public school,
as well as, to identify the principal aspects that should be prioritized for a quality
education to be promoted. When concluding this research it was possible to verify
that the school to accomplish your social function should work in the sense of guiding
the student to be in constant it looks for for the learning. The whole work of the
administration participative should be gone back to an only objective that is to promote a quality education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Democratização da escola pública | por |
dc.subject | Autonomia da escola | por |
dc.subject | Gestão participativa | por |
dc.subject | Qualidade na educação | por |
dc.subject | Democratization of the public school | eng |
dc.subject | Autonomy of the school | eng |
dc.subject | Administration participative | eng |
dc.subject | Quality in the education | eng |
dc.title | Gestão participativa e atuante numa perspectiva de mudança na escola pública: uma análise de caso | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão de Organizações Bancárias | por |
dc.description.resumo | Nas últimas décadas o ensino no país vivenciou transformações que
culminaram em reformas no âmbito federal, estadual e municipal. O cenário
educacional do país foi transformado a partir da descentralização do sistema de
ensino, bem como, pela democratização da gestão escolar, que promoveram
avanços significativos para o contexto educativo. Dentre estes avanços podem ser
citados: a autonomia da escola no controle dos recursos financeiros, o envolvimento
de todos os segmentos que fazem parte da escola no processo de tomada de
decisão, a implantação dos Conselhos Escolares, entre outros. Esta pesquisa
monográfica tem como objetivo fazer uma abordagem sobre a Gestão Participativa
no contexto das mudanças da escola pública, bem como, identificar os principais
aspectos que devem ser priorizados para que se promova uma educação de
qualidade. Ao concluir esta pesquisa foi possível constatar que a escola para
cumprir sua função social deve trabalhar no sentido de orientar o educando a estar
em constante busca pelo aprendizado. Todo o trabalho da gestão participativa deve
estar voltado para um único objetivo que é promover uma educação de qualidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |