Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarquezan, Reinoldo
dc.creatorTeixeira, Sandra Helena Fernandes
dc.date.accessioned2019-07-18T12:39:33Z
dc.date.available2019-07-18T12:39:33Z
dc.date.issued2010-09-17
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17486
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão de Organizações Bancárias, RS, 2004.por
dc.description.abstractIn the last decades the teaching in the country lived transformations that culminated in reforms in the ambit federal, state and municipal. The educational scenery of the country was transformed starting from the decentralization of the education system, as well as, for the democratization of the school administration, that promoted significant progresses for the educational context. Among these progresses they can be mentioned: the autonomy of the school in the control of the financial resources, the involvement of all the segments that you/they are part of the school in the process of electric outlet of decision, the implantation of the School Council, among others. This research monografic has as objective to do an approach on the Administration Participative in the context of the changes of the public school, as well as, to identify the principal aspects that should be prioritized for a quality education to be promoted. When concluding this research it was possible to verify that the school to accomplish your social function should work in the sense of guiding the student to be in constant it looks for for the learning. The whole work of the administration participative should be gone back to an only objective that is to promote a quality education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDemocratização da escola públicapor
dc.subjectAutonomia da escolapor
dc.subjectGestão participativapor
dc.subjectQualidade na educaçãopor
dc.subjectDemocratization of the public schooleng
dc.subjectAutonomy of the schooleng
dc.subjectAdministration participativeeng
dc.subjectQuality in the educationeng
dc.titleGestão participativa e atuante numa perspectiva de mudança na escola pública: uma análise de casopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão de Organizações Bancáriaspor
dc.description.resumoNas últimas décadas o ensino no país vivenciou transformações que culminaram em reformas no âmbito federal, estadual e municipal. O cenário educacional do país foi transformado a partir da descentralização do sistema de ensino, bem como, pela democratização da gestão escolar, que promoveram avanços significativos para o contexto educativo. Dentre estes avanços podem ser citados: a autonomia da escola no controle dos recursos financeiros, o envolvimento de todos os segmentos que fazem parte da escola no processo de tomada de decisão, a implantação dos Conselhos Escolares, entre outros. Esta pesquisa monográfica tem como objetivo fazer uma abordagem sobre a Gestão Participativa no contexto das mudanças da escola pública, bem como, identificar os principais aspectos que devem ser priorizados para que se promova uma educação de qualidade. Ao concluir esta pesquisa foi possível constatar que a escola para cumprir sua função social deve trabalhar no sentido de orientar o educando a estar em constante busca pelo aprendizado. Todo o trabalho da gestão participativa deve estar voltado para um único objetivo que é promover uma educação de qualidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto