Educação ambiental em instituição pública de ensino superior: o caso da UFSM
Resumo
A humanidade está enredada em um novo período histórico marcado por profundas
transformações no ambiente social, político, econômico e cultural. Nas últimas décadas,
presenciamos um significativo crescimento dos movimentos ambientalistas e do interesse pela
conservação ambiental. Sabemos que os problemas socioambientais enfrentados pela
humanidade são frutos de um uso inadequado dos recursos naturais do planeta. Sob outra
ótica, a educação ambiental e as questões socioambientais não são negadas; porém, do
discurso à ação, há um longo caminho. Os órgãos do serviço público e, mais especificamente,
as Instituições de Ensino Superior (IES) não constituem exceção nessa temática e devem se
transformar em espaços para o exercício da educação ambiental. Nesse contexto, a
universidade tem importante papel na formação e construção de um ser humano conhecedor e
modificador da realidade, baseado nos princípios da sustentabilidade e da educação ambiental,
para que se torne um educador ambiental capaz de pensar e agir sobre sua própria realidade.
Dessa forma, este estudo objetiva analisar a implementação de saberes e práticas da educação
ambiental, na percepção dos gestores da UFSM, com vistas a produzir subsídios que
contribuam para o fortalecimento da educação ambiental. Esta pesquisa tem caráter
qualitativo, tendo como instrumento da coleta de dados, entrevistas com três gestoras da
UFSM. Ainda, essa investigação classifica-se em um estudo de caso. Para se fazer as análises
dos dados, aplicou-se a Análise de Conteúdo baseada em Bardin (2016), visando, por meio
desses procedimentos sistemáticos, destacar os trechos mais importantes e relevantes das
entrevistas. De maneira geral, os resultados demonstraram que as entrevistadas reconheceram
que a temática educação ambiental é de suma importância, caracterizando-se como um
instrumento fundamental nas IFES e que, de alguma forma, estão tentando englobar esse
tópico na Instituição. Nessa pesquisa constatou-se, ainda, que diversas ações ocorrem na
Instituição, porém são ações isoladas e que não há uma coesão/intenção/prioridade sobre o
assunto. Baseado nisso, este estudo propôs a implementação de Núcleos de Educação
Ambiental, em cada Unidade Universitária, proporcionando, assim, uma alternativa para que
melhor seja debatida, conduzida e vivenciada essa temática na UFSM.
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