Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStivanin, Neridiana Fabia
dc.creatorToth, Maria Tatiane Marques Menezes
dc.date.accessioned2019-07-18T15:06:05Z
dc.date.available2019-07-18T15:06:05Z
dc.date.issued2009-12-18
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17491
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis study it has as thematic main the importance of infantile literature in the initial series, of Basic Ensino in the context of the Pertaining to school Management where to educate it is to count histories. It had for objectives: to argue the importance of the reading in the educative context; to elucidate elements on the formation of the professors to stimulate the reading; to reflect on the importance of the support of the pedagogical team and the Pertaining to school Management to construct chances collectively to stimulate the taste for the reading from pupils and professors. The methodology used for the development of this study was of theoretical matrix that it brought elements to base the thematic one. To count histories is to transform the life into the trick most serious of the society. The life has losses and problems, but they must be lived with optimism, hope and joy. Parents and professors must stimulate our children in the formation of readers making with that they are interested themselves for the reading, why are through them that they go to become citizen of great knowledge. We have of living with more smoothness. To learn to laugh at our nonsenses, behaviors nonsenses, crazes, fears. We need to count more histories. To count histories it is necessary to exercise a floating and dynamic voice, that dumb of tone during the exposition. She is necessary to produce gestures and reactions capable to express, logical information do not obtain, therefore so that an infantile reading occurs that of the account of the necessities of our children, it has that to have an interior diving in the history that is being counted. Basic E that all the Pertaining to school Managers create spaces for the development of the imagination, the creativity, the love and curiosity literature opens bakes for the sensible understanding and of the multiple meanings of the proper existence.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectPertaining to school managementeng
dc.titleA importância da literatura infantil nas séries iniciais do ensino fundamental no contexto da gestão escolarpor
dc.title.alternativeThe importance of infantile literature in the initial series of basic education in the context of the pertaining to school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruzeiro do Oeste, PR, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo tem como temática principal a importância da literatura infantil nas séries iniciais do Ensino Fundamental no contexto da Gestão Escolar. Teve por objetivos: discutir a importância da leitura no contexto educativo; elucidar elementos sobre a formação dos professores para estimular a leitura; refletir sobre a importância do apoio da equipe pedagógica e da Gestão Escolar para construir coletivamente oportunidades para estimular o gosto pela leitura a partir de alunos e professores. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo foi de cunho teórico, o qual trouxe elementos para fundamentar a temática. Contar histórias é transformar a vida em brincadeiras. A vida tem perdas e problemas, mas pode ser vivida com otimismo, esperança e alegria. Pais e professores podem incentivar as crianças na formação de leitores fazendo com que eles se interessem pela leitura, é através dela que os alunos podem se tornar pessoas mais felizes e preparadas para fazer frente aos desafios encontrados ao longo de sua trajetória de vida pessoal e profissional. Temos de viver com mais suavidade. Aprender a rir das nossas tolices, comportamentos absurdos, manias, medos. Precisamos contar mais histórias. Para contar histórias é necessário exercitar uma voz flutuante e dinâmica, que muda de tom durante a exposição. É preciso produzir gestos e reações capazes de representar nossas expressões, nossos sentimentos mergulhando no interior da história contada. E fundamental que todos os Gestores Escolares criem espaços para o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, do amor e da curiosidade. A literatura abre asas para a compreensão e sentido dos múltiplos significados da própria existência de gestores, professores e alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto