dc.contributor.advisor | Stivanin, Neridiana Fabia | |
dc.creator | Toth, Maria Tatiane Marques Menezes | |
dc.date.accessioned | 2019-07-18T15:06:05Z | |
dc.date.available | 2019-07-18T15:06:05Z | |
dc.date.issued | 2009-12-18 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17491 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This study it has as thematic main the importance of infantile literature in the
initial series, of Basic Ensino in the context of the Pertaining to school
Management where to educate it is to count histories. It had for objectives: to
argue the importance of the reading in the educative context; to elucidate
elements on the formation of the professors to stimulate the reading; to reflect
on the importance of the support of the pedagogical team and the Pertaining to
school Management to construct chances collectively to stimulate the taste for
the reading from pupils and professors. The methodology used for the
development of this study was of theoretical matrix that it brought elements to
base the thematic one. To count histories is to transform the life into the trick
most serious of the society. The life has losses and problems, but they must be
lived with optimism, hope and joy. Parents and professors must stimulate our
children in the formation of readers making with that they are interested
themselves for the reading, why are through them that they go to become
citizen of great knowledge. We have of living with more smoothness. To learn to
laugh at our nonsenses, behaviors nonsenses, crazes, fears. We need to count
more histories. To count histories it is necessary to exercise a floating and
dynamic voice, that dumb of tone during the exposition. She is necessary to
produce gestures and reactions capable to express, logical information do not
obtain, therefore so that an infantile reading occurs that of the account of the
necessities of our children, it has that to have an interior diving in the history
that is being counted. Basic E that all the Pertaining to school Managers create
spaces for the development of the imagination, the creativity, the love and
curiosity literature opens bakes for the sensible understanding and of the
multiple meanings of the proper existence. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Literatura | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Reading | eng |
dc.subject | Literature | eng |
dc.subject | Pertaining to school management | eng |
dc.title | A importância da literatura infantil nas séries iniciais do ensino fundamental no contexto da gestão escolar | por |
dc.title.alternative | The importance of infantile literature in the initial series of basic education in the context of the pertaining to school management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cruzeiro do Oeste, PR, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem como temática principal a importância da literatura infantil nas
séries iniciais do Ensino Fundamental no contexto da Gestão Escolar. Teve por
objetivos: discutir a importância da leitura no contexto educativo; elucidar
elementos sobre a formação dos professores para estimular a leitura; refletir
sobre a importância do apoio da equipe pedagógica e da Gestão Escolar para
construir coletivamente oportunidades para estimular o gosto pela leitura a
partir de alunos e professores. A metodologia utilizada para o desenvolvimento
deste estudo foi de cunho teórico, o qual trouxe elementos para fundamentar a
temática. Contar histórias é transformar a vida em brincadeiras. A vida tem
perdas e problemas, mas pode ser vivida com otimismo, esperança e alegria.
Pais e professores podem incentivar as crianças na formação de leitores
fazendo com que eles se interessem pela leitura, é através dela que os alunos
podem se tornar pessoas mais felizes e preparadas para fazer frente aos
desafios encontrados ao longo de sua trajetória de vida pessoal e profissional.
Temos de viver com mais suavidade. Aprender a rir das nossas tolices,
comportamentos absurdos, manias, medos. Precisamos contar mais histórias.
Para contar histórias é necessário exercitar uma voz flutuante e dinâmica, que
muda de tom durante a exposição. É preciso produzir gestos e reações
capazes de representar nossas expressões, nossos sentimentos mergulhando
no interior da história contada. E fundamental que todos os Gestores Escolares
criem espaços para o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, do amor
e da curiosidade. A literatura abre asas para a compreensão e sentido dos
múltiplos significados da própria existência de gestores, professores e alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |